19.1.11

Cenas curtas de amor invadem Casa da Atriz

O Curta a Cena já virou um bate pronto certo na Casa da Atriz. Todos os meses diretores e atores e diretores de vários grupos paraenses participam desta ação que tem como objetivo proporcionar o exercício de experimentação cênica, envolvendo dramaturgia, encenação, cenografia, iluminação. Foto de Marcelo Lelis.

O Curta a Cena é uma atividade promovida pelo coletivo A Casa da Atriz onde performances com tempo médio de 10 minutos são apresentadas ao público nos diversos ambientes da casa, utilizando-lhe os recursos disponíveis., o Curta a Cena permite o intercâmbio com outros artistas da cidade.

Já participaram de outras edições: Andréia Resende, Astréa Lucena, Henrique da Paz e Monalisa da Paz (Grupo Gruta de Teatro), Mariléia Aguiar, André Mardock e os Palhaços Trovadores, cada um com sua linguagem, sua dinâmica, sua própria forma de fazer teatro que se junta numa imensa e colorida colcha de retalhos que a todos nos abriga, como a casa da família Porto, deste abril último um espaço de paredes movediças e portas escancaradas.

Nesta edição saiba quais são as cenas:

O FUNERAL (calçada em frente à Casa) - A árdua tarefa de sobreviver traz, muitas vezes, situações inusitadas. É quando surge o apego: o veneno do amor. Ruan Octávio, ator residente em Manaus (AM), traz uma cena de clown criada por Luís Fernando Casali, da Companhia do Meu Tio (BA).

EU SEI QUE VOU TE AMAR (Sala Central) - O tempo separa os dias. As ruas separam os corpos. O orgulho separa as almas. Algo grita, chama, exige. O desejo: o alimento do amor. Cleciano Cardoso e Belle Paiva dão vida aos personagens de Arnaldo Jabor a partir do livro homônimo, com roteiro de Hudson Andrade.

SAUDADE DO TEU CORPO (Sala Azul) - Depois de um tempo o cheiro desaparece. Da pele, dos lençóis, da sala, do ar. Fica a saudade: o vazio do amor. O ator Kaio Sézari traz o poema de Antônio Patrício embalado pela canção Ana e o Mar, do Teatro Mágico.

AQUELES DOIS (Sala Central) - Um. Outro. Dois. Um. A vida, lenta, caprichosa, sábia, acaba por cruzar caminhos que vêm de longe. Cumplicidade: o alicerce do amor. Os atores Hudson Andrade e Leoci Medeiros mergulham no universo de Caio Fernando Abreu ao som de Tu me Acostumbraste, de Frank Rodrigues. A adaptação do conto para a cena foi feita por Hudson Andrade.

SEU DESTINO NAS CARTAS E NAS LINHAS (Quintal) - As estrelas, a sorte, a mão esquerda: quem é que traça os caminhos que unem as criaturas? Pergunte ao destino: o ourives do amor. Luciana Porto interpreta Zíngara, inspirada na cigana Ziga de Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo, com texto adaptado pela própria atriz. Zíngara também faz a costura cênica desse nosso amor plural.

À MINHA MEMÓRIA QUE SE ARREPIA (Sala Central) - A lembrança de quem ama não é cerebral. Dói no corpo, encurta o ar, acelera o coração.E não há lugar melhor para se contar essas histórias do que numa cama: o palco do amor. Juliana Porto escreveu este texto especialmente para esta edição do Curta a Cena. Lembranças? Realidade? Ou simplesmente, poesia?

Ficha técnica

Direção: Ester Sá. Cenas pré-concebidas por Hudson Andrade. Iluminação: Sônia Lopes. Consultoria para figurinos e cenografia: Néder Charone. Direção de palco: Frank Costa. Contrarregragem: Paulo Porto e Frank Costa. Produção: Paulo Porto e Yeyé Porto. Realização: A Casa da Atriz.

Serviço
Nos dias 19 e 20 de janeiro, às 20h, na Casa da Atriz - Rua Oliveira Belo, 95, Umarizal, entre Generalíssimo e D. Romualdo de Seixas. Ingresso Livre! Entre, assista e decida quanto quer pagar. Mais informações: 91 8199 1322 / 8266 4397 / 8733 2067.

Nenhum comentário: