3.1.11

Mestre Vieira: projeto premiado no Conexão Vivo

Vai sair do papel finalmente, este ano, projeto que homenageia e dá visibilidade a um dos grandes artistas da cultura paraense, o criado da guitarrada, Mestre Vieira. Serão produzidos um show comemorativo e um documentário sobre a trajetória do artista e a história da guitarrada.  O projeto  será patrocinado, via Lei Semear do Governo do Estado, através do Programa Conexão Vivo, cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira, 30. Fiquei muito feliz, não só pelo nosso projeto, mas também porque o Pará teve 26 contemplados.

Ao todo, o Programa Conexão Vivo, neste seu primeiro Edital de Projetos selecionou 128 propostas de 6 estados brasileiros - Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. De acordo com o texto publicado no site do CONEXÃO VIVO trata-se de um volume duas vezes maior que o número de ações patrocinadas em 2010. 

O edital destinou-se à escolha de projetos aprovados nas Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em diversas regiões e de diferentes perfis, de acordo com a proposta do Conexão Vivo de abranger, entre os patrocinados, os elos que compõem a cadeia produtiva e criativa da música. Das 512 propostas inscritas, a maior parte surgiu de Minas Gerais, Bahia e Pará, com 216, 80 e 68 propostas respectivamente.

“O grande volume de inscrições e selecionados nestes estados é resultado da atuação já consolidada do Conexão Vivo, que encontrou parcerias de qualidade com produtores culturais e artistas nestas regiões. Há ainda um cenário favorável e qualificado quanto à gestão pública das Leis de Incentivo Estaduais, que permite uma ótima parceria público-privada para a ampliação de investimentos e desenvolvimento do setor cultural” avalia Marcos Barreto, Gerente de Cultura e Sustentabilidade da Vivo.

A seleção dos projetos - Os projetos inscritos no edital foram analisados por duas instâncias independentes com resultados complementares: uma seleção por curadoria externa e outro grupo escolhido diretamente pela equipe de gestão do Conexão Vivo.

Os quatro curadores convidados, com vasta experiência na área cultural, foram: Décio Coutinho, gerente da unidade de Negócios e Turismo do Sebrae em Goiânia (GO) e ex-coordenador Nacional de Cultura da instrituição; Gilberto Monte, músico e diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb); Cacá Machado, músico e ex-diretor de Música da Fundação Nacional das Artes (Funarte), atual diretor do Centro de Referência do Auditório Ibirapuera (SP); e Cristiano Abud, roteirista e diretor, fundador da Abuzza Filmes (BH/MG).

Este grupo selecionou 91 propostas e, dentre elas, após reunião presencial com a equipe de gestão nacional e regional do Conexão Vivo, 64 tornaram-se aptas a receber o patrocínio. Outras 64 iniciativas entraram no programa por escolha direta da coordenação do Conexão Vivo, mecanismo previsto no regulamento do edital.

O conjunto de 128 projetos passa a fazer parte da plataforma do Conexão Vivo a partir de 2011, que ainda será ampliada com a chegada de novos músicos e bandas selecionados nos primeiros meses do próximo ano pelo edital artístico do programa. Com esse desenho final, o Conexão Vivo se constitui como o mais abrangente e diversificado programa musical do país.

Metade foi selecionada por uma curadoria composta por Décio Coutinho, gerente da unidade de Negócios e Turismo do Sebrae em Goiânia (GO) e ex-coordenador Nacional de Cultura da instrituição; Gilberto Monte, músico e diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb); Cacá Machado, músico e ex-diretor de Música da Fundação Nacional das Artes (Funarte), atual diretor do Centro de Referência do Auditório Ibirapuera (SP); e Cristiano Abud, roteirista e diretor, fundador da Abuzza Filmes (Belo Horizonte); a outra metade, por seleção direta pelos gestores do Conexão Vivo.

A concentração em tão poucos Estados (apenas 6, dos 27 que compõem a Federação) pode causar estranheza, mas tem a ver com as características do edital, que só aceitava inscrição de projetos aprovados em Leis Estaduais de Incentivo à Cultura.

Veja toda a lista dos projetos selecionados, no site do Conexão Vivo.

Nenhum comentário: