Orlando Senna |
É, sem dúvida, uma conquista. O curso de graduação em cinema da UFPA saiu do papel e começa a formar sua primeira turma este ano. É o primeiro curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da região Norte.
O feito não poderia passar batido. Por isso, de 20 a 31 de janeiro, será realizado o Cinemazon - I Encontro Acadêmico de Cinema e Audiovisual será em Belém, de 20 a 31 de janeiro.
Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de audiovisual e cinema, além de produtoras e empresas de comunicação estarão reunidos para discutir vários assuntos tendo como tema central "Cinema e Audiovisual no Brasil: Novas Tendências e Desafios".
A programação acontece no Teatro Universitário Cláudio Barradas, situado na ETDUFPA – Escola de Teatro e Dança da UFPA (20 e 21) e no Cine Olympia (22 a 31- sessões às 16h30 e 18h30). No dia 20, o destaque da programação será a participação de Orlando Senna. O cineasta e professor, por ser uma das grandes referências em Cinema na América Latina, é o convidado para ministrar, às 18h30, a aula magna do curso intitulada a “Reinvenção do Cinema Nacional”.
Complementando a participação dele no evento, no dia 21 será exibido, às 19h30, no Teatro Cláudio Barradas, o documentário “Iracema – Uma transa Amazônica”. Orlando Senna é autor do roteiro e co-diretor do filme, rodado em 1974 no Pará, com direção de Jorge Bodansky. Orlando Senna vai apresentar o filme ao lado de Conceição Senna, que também participou do documentário.
O evento tem como missão fazer com que cineastas, documentaristas, realizadores audiovisuais, professores e estudantes centrem discussões em um cenário de desafios, onde a necessidade de desenvolvimento regional se dá em um dos ecossistemas mais ricos do mundo e onde a mídia audiovisual tem papel fundamental na mediação deste debate”.
O objetivo maior é promover o debate em torno de questões envolvendo o Cinema e o Audiovisual no Brasil, em especial na Amazônia. Para isso haverá mesas redondas e conferências que colocarão em discussão temas específicos, que permitirão abordagens diversas.
Programação
20 de Janeiro de 2011
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
8h – Credenciamento
9h às 10h30 - Conferência de Abertura – As perspectivas estéticas da Arte e Cultura no Século XXI
Conferencistas: Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro
Intervalo: 15 minutos
10h45 às 12h00 – Mesa Redonda: O Cinema na Amazônia
- A Crítica Cinematográfica e a Cinefilia no Pará
Palestrante: Profª. Dra Luzia Miranda Alvares
- História do Cinema – Palestrante: Veriano
- O Cinema na Amazônia ontem e hoje – Palestrante: Marco Antônio Moreira
Mediadora: Professora Mestre Jorane Castro
12h30 às 15h00 - Intervalo para Almoço
15h45 às 16h30 – Segunda Conferência - O ator na estética cinematográfica
Conferencista: Conceição Senna / Olinda Charone
Mediadora: Professora Dra. Bene Martins
16h15 às 16h30 – Debate
16h45 às 17h00 – Intervalo
17h – Pronunciamentos: Prof. Dr. Carlos Maneschy, reitor da Universidade Federal do Pará; Profª Drª Marlene Freitas, pró-reitora de Ensino e Graduação; Prof. Dr. Celson Gomes , Diretor Geral do ICA/UFPa, Prof. Dr. Edison Farias.
18h00 - Aula Magna - A Reinvenção do Conceito de Cinema e Audiovisual, com Orlando Senna
19h30 – Coquetel
De 21 de Janeiro de 2001 – Auditório da EDUFPA
9h às 11h30 – Mesa Redonda – O mercado de trabalho na Amazônia: realidade e perspectivas
Palestrantes:
Afonso Gallindo (ABDN)
Adelaide Oliveira de Oliveira (Funtelpa)
Fernando Segtowich (Realizador Independente)
Roger Elarrat (Realizador Independente)
Adriano Barroso (Roteirista / Ator)
Ronaldo Salame (Diretor)
Mediadora: Professor Mestre Ana Cláudia Melo
16h às 18h00 – Mostra de Filmes dos Calouros, seguido de debate com professores do Curso de Cinema e Audiovisual
19h30 CINEMA OLYMPIA - Projeção do filme ¨Iracema – Uma transa Amazônica¨ de Orlando Senna e Jorge Bodanky, 1974 - Apresentação por Orlando Senna e Conceição Senna
CINEMA OLYMPIA - De 22/01/2011 a 31/01/2011
16h30 - Mostra o Cinema dos Primeiros Tempos com filmes de Georges Méliès, Luis e Auguste Lumiére, Edwin's Porter, David Griffith, Dickinson e William Heise, Ferdinand Zecca, Emile Cohl, Birt Acres, Abel Gance, Max Linder, Roscoe Arbuckle e Charles Chaplin.
18h30- Iracema Uma Transa Amazônica
Nenhum comentário:
Postar um comentário