14.1.11

Quando o que seria lixo transforma-se em arte e consciência ambiental

Projeto Teatro Comunidade coloca meio ambiente, reciclagem e arte  em evidência neste sábado, 15, em Castanhal.

Foi com uma cenografia e  bonecos feitos a partir de material recilclado, que o grupo In Bust Teatro com Bonecos montou um dos  mais  encenados espetáculos de seu repertório, "Os 12 Trabalhos de Hércules", que será mostrado neste sábado, 15,  na área do lixão da cidade.

O município distante cerca de dua horas de Belém, recebe, na sede do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS - do Pantanal,às 10h. A programação faz parte do projeto Teatro Comunidade, do Grupo In Bust Teatro Com Bonecos, que tem patrocínio do Banco da Amazônia.

Em cena, Adriana Cruz, Paulo Ricardo Nascimento e Aníbal Pacha, mostram um espetáculo inspirado da famosa lenda do herói grego, Hércules, filho de Zeus. Colorido, lúdico e interativo,  além de encantar  o público com o tema da mitologia grega, acaba discutindo de forma leve, porém marcante, a conscientização ambiental. 

A ação é realizada em parceria com o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (Prefeitura de Castanhal e Governo do Estado), conhecido como o “Projeto do Lixo”, e com o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS - Pantanal, situado cerca de 5 km do lixão municipal.

O espetáculo escolhido especialmente para esta ação. O "Projeto do Lixo" envolve a implantação de uma coleta seletiva, executada pelos próprios catadores de lixo que trabalham no Lixão do Pantanal, além dos trabalhos de seleção do material reciclável, também feitos pelos catadores

O espetáculo “Os 12 Trabalhos de Hércules traz, além de humor e beleza poética, bonecos feitos a partir de materiais recicláveis como sucata plástica, garrafas de água mineral, frascos de amaciantes etc. 

Em cena, os atores manipulam cinco bonecos de vara e um boneco, máscaras e adereços, que interagem em um cenário com colunas de tela plástica e cortinas. Tudo feito com material reciclado do lixo. 

A sonoplastia traz instrumentos de percussão, também elaborados com materiais plásticos reaproveitados. Paralelamente, o roteiro propõe ao público um passeio pela Grécia Antiga, com seus animais mitológicos, também feitos a partir do... lixo!

A apresentação vai reunir, principalmente, as famílias dos catadores do lixo, mas também é aberta a qualquer pessoa. Sempre com entrada franca, no próximo dia 22, o projeto Teatro Comunidade se apresenta na comunidade de Caruaru, na ilha de Mosqueiro. A última parada será a ilha de Cotijuba, em data que está sendo definida.

Serviço
Projeto Teatro Comunidade, com apresentação do espetáculo “Os 12 Trabalhos de Hércules”. Neste sábado, às 11h, em Castanhal, na sede do CRAS – Pantanal, na Rua 9 de novembro, s/n. Mais informações: 91 8134.7719 e 8110.5245 (In Bust) 91 8723.1221/ 3711.8428 (Moacir Silva, do CRAS).



Nenhum comentário: