18.5.11

Gruta estreia espetáculo premiado com texto de Gero Camilo

Aldeotas traz de volta à cena teatral, o grupo Gruta e os atores Adriano Barroso e Ailson Braga, com direção de Henrique da Paz. A peça estreia nesta quinta-feira, 19, no Teatro Cuíra, ficará em temporada até dia 29 de maio, sempre de quinta a sábado, ás 21h e nos domingos, às 20h.

O texto é do ator-poeta e dramaturgo Gero Camilo, artista mais conhecido pelas excelentes atuações no cinema, como em Carandiru (Hector Babenco), Bicho de Sete Cabeças (Lais Bodansky), que lhe rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no 33º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no Festival de Cinema de Recife, ambos em 2001, e em “Narradores de Javé” (Dir. Eliane Caffé), ao lado de José Dumont e Matheus Nachtergaele.

Formado pela Escola de Arte Dramática da USP, Camilo também atuou em “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “Abril Despedaçado”, “Cronicamente Inviável”, “Domésticas”. Em televisão, participou dos episódios “As aventuras de Chico Norato contra o boto vingativo” e “Hoje É Dia de Maria”, direção de Luis Fernando Carvalho na TV Globo.

Encontro à beira do Tapajós - No ano passado, Gero Camilo passou alguns meses em Santarém, filmando “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, longa de Beto Brant, com estreia marcada para agosto deste ano nos cinemas.

Foi à beira do rio Tapajós, aliás, que teve início a parceria com Adriano Barroso, que também trabalhou no filme de Brant e que vinha há algum tempo procurando um texto como este para o Gruta montar. Será a primeira montagem de Aldeotas em que Gero não estará. O espetáculo está em cartaz desde 2004, quando estreou também com o ator Caco Ciocler no elenco.

“Tô achando ótimo isso tudo”, disse o ator em entrevista por telefone, já ansioso com sua estreia em Belém do Pará. “Há tempos que eu nutria o desejo de ver o Aldeotas montado por outros, só para ter esta sensação de público, conseguir vê-lo de fora. A partir do reconhecimento narrativo de um depoimento em cena, é como puxar o baú da memória, a partir de uma dramaturgia já feita”, diz Gero.

Desafio - Para o elenco e direção tudo se torna um desafio. Fundado em 1969, o Grupo Gruta de teatro é um dos mais antigos de Belém, com 42 anos de atuação, que depois de um intervalo de dois volta à cena com muitos desafios.

Em Aldeotas , o trabalho do ator se triplica, pois além de atuar, ele também é o próprio narrador-personagem, condutor da história. “Estamos trabalhando em uma linha mais despojada, minimalista, quebrando os segredos do teatro, mas ao mesmo tempo mantendo seus mistérios”m diz Henrique da Paz. “Quando o público entra no teatro, já vê os atores, que estão se aquecendo, conversando, observando todos que entram”, complementa.

O texto ganhou em 2004 um Prêmio Shell de Teatro, sem nada de panfletário ou um posicionamento exatamente político, de acordo com Henrique, ele envolve, porém, temas como a violência, amizade e tem como linha mestra a homofobia, a vivência familiar e também reminiscências da infância.

Em cena Levi (Adriano) retorna à pequena cidade de Coti das Fuças, onde conviveu com o amigo Elias (Ailson). “… um dia desses na vida, depois de bastante ter ido, regressei aldeota de amigos. Tinha quase outro olho. Era tudo mesmice de boa gente. A casa, a rua, passeios de adormecer de sol. Até o tempero era o mesmo, banhando a boca de desejo de comida de mãe…”, diz Levi.

“Acho que celebração é a palavra chave pra este momento, pois há dez anos que estou fora do teatro. No ano passado tive a felicidade de ter encontrado com o Gero e desta amizade que rolou, bem relacionada ao trabalho mesmo, me vem o Aldeotas, que é um dos textos mais bonitos desta nova safra do teatro nacional”, diz Adriano. “E estar voltando ao palco com amigos, acho que tudo é bem amigo mesmo, o Henrique e o Ailson, o Gruta, todo, para mim, é muito significativo neste momento”, finaliza.

Elogios - “Aldeotas” vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. O texto comove e diverte. Depois desta estreia, cuja temporada será de duas semanas, a idéia do grupo é manter-se pelo menos um dia por semana ela em cartaz, mas o espaço para isso ainda está sendo negociado. O melhor é não perder a oportunidade que se abre no Teatro Cuíra.

“Este é um grande desafio e um enorme prazer ao mesmo tempo, marcando também o meu retorno ao palco, ao lado do Adriano e dirigido pelo Henrique da Paz, que é um diretor muito exigente. Já havia visto o espetáculo Aldeotas antes e está sendo maravilhoso estar interpretando o Elias”, diz Ailson Braga.

Com patrocínio dos Postos PDV Brasil e apoio cultural do Colégio Moderno, Grupo Moderno de Dança, Grupo Cuíra e Palhaços Trovadores, a peça traz na ficha técnica, também, profissionais com longa experiência e atuação no teatro, como a iluminadora Sonia Lopes, além da equipe do Gruta, com Kaio Sesári, na contra-regragem, Monalisa da Paz, na produção executiva, Belle Paiva, na assistência de produção. O designe gráfico é de Frank Costa e as fotos de divulgação, de Marcelo Lelis.

Serviço
Aldeotas. Estreia nesta quinta-feira, dia 19 de maio, às 21h, no Teatro Cuíra - R. 1º de Março, esquina com Riachuelo - Bairro da Campina - Belém do Pará. Temporada até 29 de maio, de quinta a sábado, às 21h, e domingos, às 20h. Ingressos: R$ 20,00. Mais informações: 91 8163.0775 e 91 8134.7719.

Nenhum comentário: