10.5.11

Narrativas Discentes discute música no cinema

Esta será a sexta e última palestra da programação que trouxe ao público a apresentação dos trabalhos defendidos pela primeira turma formada pelo Mestrado em Arte do Instituto de Ciências da UFPA.

Integrando a sessão Papos e Ideias do espaço Benedito Nunes na Livraria Saraiva., todas as palestras são uma  prévia do Seminário Narrativas Discentes – Conexões em Arte, que acontecerá de 17 a 20 de maio, na UFPA. Saiba mais no blog do evento

Nas terças-feiras anteriores também foram discutidos os temas “(Des)Territórios da Arte Contemporânea: Multiterritorialidades na Produção Contemporânea Paraense”, com Gil Vieira Costa, “Desdobrando a Dança Imanente: Imanência, Organicidade e Técnica na construção de uma poética cênica”, com Luiza Monteiro Souza, “Estética Digital: Teorias, Conceitos e Práticas na Arte Contemporânea”, com Rafaelle Ribeiro Rabello, “Gambiarra na Cena: Uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará”, com Iara Regina Souza e “Trânsitos (In)Visíveis: Diálogos Culturais na Arte Contemporânea Paraense”, com John Flecther.

Na palestra “A música no cinema: os grandes compositores da 7ª arte”, o maestro Leonardo Coelho de Souza promete um deleite para os amantes da sétima arte e da música. A partir de uma abordagem sobre as técnicas de construção de músicas para filmes e animações, a palestra faz um passeio pelas trilhas sonoras eternas que marcaram a história do cinema, desde o início do século XX até os dias atuais.

Acompanhado por um piano, o maestro apresenta canções famosas e atemporais de diversos compositores que se dedicaram a música para o cinema, por meio de comparação entre canções eruditas e contemporâneas. Serão exibidas cenas de filmes inesquecíveis, assim como informações sobre seus maestros, compositores e orquestradores.

A música no início do cinema - Se o cinema já foi mudo, não se pode dizer que era sem som. Desde a primeira exibição dos irmãos Lumière já havia piano. Com o cinema sonoro e a evolução da linguagem cinematográfica, a música passou a ter uma função dramática, substituindo apenas o espaço entre as falas.

Charles Chaplin transformou a música em um componente da evolução da cena, ele mesmo compôs a trilha de seus filmes. Pouco depois, o cineasta Sergei Eisenstein encomendou a grandes orquestradores, como Prokofiev e Shostakovich, as trilhas de suas produções.

Conforme o grau de complexidade dos filmes aumentava, tornava-se necessário compor músicas que acompanhassem estas narrativas. Para construir os “climas” necessários para o desenrolar das ações, os grandes compositores europeus de ópera, operetas e teatro eram os mais requisitados. Foram eles os responsáveis pela valorização das trilhas sonoras que hoje nos fazem lembrar grandes cenas.


PRÓXIMOS PAPOS E IDEIAS

11/5, quarta-feira, 19h
Em busca da catarse perdida, com o Dramaturgo carioca Pedro Sette Câmara

Em Belém para a estreia de sua peça, Amadores, o tradutor e dramaturgo carioca vai discutir porque certas peças famosas, como Casa de Boneca e Senhorita Júlia, consideradas polêmicas em sua estreia há pouco mais de um século, hoje são relativamente inofensivas, sendo até ensinadas nas escolas. Como aconteceu essa inversão de pontos de vista?

12/5, quinta-feira, 19h
Universidade: Carreira e futuro Profissional. Qual caminho seguir?, com Dorival Pinotti

Estudar em uma boa Universidade não é mais garantia de conseguir um bom emprego. Diante de um cenário altamente competitivo, qual a melhor formar de avaliar, conhecer e acompanhar as tendências do mercado de trabalho? Quais as vantagens de uma boa preparação? Como decidir sobre estudos de pós-graduação e especialização? O consultor de carreiras irá lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas. Participe!

13/5, sexta-feira, 19h
Pocket Show com Gigi Furtado
Projeto em parceria com o Blog Som do Norte que divulga as músicas produzidas na Região Norte do país.Neste mês Samba-Rock em audição. Artista autoral acompanhada da banda Os Cavaleiros de Jorge. Na programação a cantora conversará sobre seu trabalho e mostrará músicas de seus shows Na Veia da Nêga, Samblack e Conto de Areia - Tributo a Clara Nunes. Não perca!

Mais informações: Saraiva MegaStore - 91 3241.3950 / 91 8177.2176. Av. Visconde de Souza Franco, 776 - Loja 233. Entrada franca.

Nenhum comentário: