1.12.11

Bate papo com Ismael Machado na Saraiva

Ismael Machado (Foto: Ari Karakas)
O jornalismo literário tem espaço e é exercido na imprensa paraense? É o que Ismael Machado pretende debater com o público que for à Livraria Saraiva no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 19h. Na oportunidade, ele relança livro “Sujando os Sapatos- O caminho diário da reportagem”, obra que reflete bem o tema em questão.

Escrevendo suas reportagens com veia literária, de escritor e leitor voraz, neste seu terceiro livro, Ismael reúne 19 textos que escreveu ao longo de três anos, entre 2008 e 2011, como repórter especial do jornal Diário do Pará. 

Tendo como matéria prima, os próprios personagens, encontrados e revelados nas reportagens feitas em garimpos, aldeias indígenas, terras quilombolas, comunidades ribeirinhas, nas estradas e rios paraenses e no centro de Belém, o ponto alto do livro é este, a humanização de relatos que por muitas vezes acabam sendo omitidos na grande imprensa. 

As matérias foram selecionadas por outros jornalistas, a quem Ismael enviou cerca de 30 matérias para que escolhessem as preferidas. Além das reproduções, o autor tece comentários sobre o processo de realização das matérias, como uma espécie de ‘making off’ da obra. Há quem defina essas reportagens como inseridas no Jornalismo Literário. Ismael Machado gosta da definição, mas diz que tudo é jornalismo, independente do estilo de narração adotado. 

Na rua - A ideia de que lugar de repórter é na rua, sujando os calçados para ir atrás de histórias, testemunhando a História e contando para leitores e telespectadores, na definição do jornalista Ricardo Kotscho, cai aqui como uma luva. 

“Ao terminar de ler este livro, eu me senti como se estivesse voltando de mais uma reportagem pelas profundezas da Amazônia, com a vantagem de não ter saído de casa”, diz Kotscho, um dos mais importantes repórteres que o Brasil já conheceu, a respeito do livro, que é patrocinado pelo jornal Diário do Pará, por intermédio do diretor-presidente Jader Filho. 

O texto de ‘orelha’ do livro foi escrito pelo diretor de redação do Diário, Gerson Nogueira e há um texto introdutório do jornalista Lázaro Magalhães, editor de grande parte das reportagens que estão inseridas na obra e que foram anteriormente publicadas nas páginas dominicais do Diário do Pará. O projeto gráfico é da designer Anna Leal.

“Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem” é o terceiro livro de Ismael Machado, que antes já havia publicado, de forma independente, o livro de contos “Vapor Barato-o amor em tempos de Aids” e “Decibéis sob Mangueiras-Belém no cenário Rock Brasil dos anos 80”, contemplado pela Lei Tó Teixeira. 

Serviço  
Relançamento do livro ‘Sujando os sapatos- o caminho diário da reportagem’, coletânea de reportagens do jornalista Ismael Machado. Na Livraria Saraiva, shopping Doca Boulevard, dia 5 de dezembro, às 19h. Preço do livro - R$ 35,00.

Nenhum comentário: