4.12.11

Cineclube traz o cinema dos Povos Tradicionais

Dois filmes foram escolhidos para serem exibidos na sessão especial desta segunda-feira, 05, no Cineclube Nangetu. "Xandu" e "A Boca do Mundo - Exu no Candomblé", realizados sob a ótica dos Povos e das Comunidades Tradicionais. A partir das 19h, com entrada franca.

"Xandu" é uma realização do Instituto Nangetu em parceria com a Irmandade dos Rosário e "A boca do mundo - Exu no candomblé", vem do Rio de Janeiro, realizado pela Oka Produções. A iniciativa parte do Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social, com objetivo de incentivar cada vez mais a produção de filmes que foquem as temáticas dos terreiros. 

A primeira exibição da noite será Xandu (24min, Brasil/PA, 2011), com produção e direção de Renata Lira (que após a sessão bate papo com o público) e Arthur Leandro. O curta mostra o cotidiano da Irmandade dos Rosário na transmissão de conhecimentos tradicionais da prima Xandu e no aprendizado da extração do óleo de andiroba. 

Produzido produzido com 'Tecnologia do possível', mídias móveis de uso doméstico utilizadas na produção audiovisual comunitária, o filme faz parte das ações do Projeto Azuelar, e documenta uma ação do Projeto Magia de Jinsaba - sem folhas não tem ritual, realizado pelo Instituto Nangetu em parceria com a Irmandade dos Rosário. 

A segunda exibição será “A Boca do Mundo - Exu no Candomblé”, de Eliane Coster (25min, Brasil/RJ ,2011), que traz uma abordagem etnográfica e experimental sobre as múltiplas manifestações culturais de Exu, orixá/deus da religião afro-brasileira Candomblé. 

O documentário subverte as formas tradicionais de realização documental. Foi produzido a partir de oficinas de capacitação em audiovisual, com adeptos do Candomblé, o que proporcionou um resultado interessante e verdadeira, já que teve o olhar de pessoas que tem intimidade com os aspectos relacionados a Exu, sejam eles materiais ou espirituais. 

Além da participação de membros da religião na captação das imagens, o documentário traz depoimentos de Mãe Beata de Iemanjá, ialorixá do Rio de Janeiro, e outras pessoas que vivem o Candomblé. 

Serviço 
Sessão especial: O Cinema dos Povos Tradicionais. Nesta segunda-feira, 5, às 19h. Cineclube Nangetu - Tv. Pirajá, 1194 - Belém/PA. Mais informações: 91-32267599. Entrada franca. 

(com informações do Instituto Nangetu)

Um comentário:

Omo Aro Cia Cultural disse...

Laroyê,espero poder contribuir para a preservar para as futuras gerações um Exu divino e humano a nossa imagem e semelhança.