24.3.14

Ronaldo Nina num rolê fotográfico por Belém

O fotógrafo carioca, radicado em Porto Velho (RO), está em Belém e bate um papo, nesta segunda-feira, 24, com o público, no Estúdio Gotazkaen, a partir das 19h. 

Na estrada desde dezembro passado, munido de motocicleta, câmera fotográfica e muita tecnologia, o fotografo vai falar, entre outras coisas, do trabalho que vem desenvolvendo para formação de bancos de imagens.

A circulação de Nina iniciou em 21 de dezembro, com a ideia de conhecer e registrar de perto a realidade e as peculiaridades brasileiras.  Por onde passa, vai realizando atividades como essa que acontecerá aqui hoje. É a maneira que encontra para compartilhar suas experiências com a arte da fotografia. “Minha intenção é fotografar os diferentes grupos humanos, me envolver com uma comunidade e poder revelar seus aspectos mais íntimos para compartilhar a viagem com meus leitores”, explica.

Ronaldo Nina já passou por Itororó, na Bahia; Piripiri, no Piauí; Muriaé, em Minas Gerais; Açú no Rio Grande do Norte e agora na capital paraense, onde pretende compartilhar toda esta experiência que só acabará em Porto Velho.

“No bate papo de hoje eu vou falar dessas experiências da viagem, falar do meu planejamento, sobre o que é importante carregar, que lentes utilizar, enfim de toda esta nova tecnologia, como o wi-fi e formas de transmissão, falando um pouco sobre produzir fotos pra banco de imagens e de como gerar conteúdo para pós venda”, diz.

Ronaldo Nina gosta de descobertas e tem um fascínio pela Amazônia. Em 2005, foi participar do FestiCineAmazônia, o festival de cinema de Porto Velho, e por lá acabou ficando,há quase dez anos.

Foi nesse mesmo festival, que o conheci, ao lado do ator Marcos Palmeira, idealizador do documentário, naquela altura ainda inédito, A'UWE, e para o qual fez direção de fotografia. 

Produzido pela TVi – Televisão e Cinema e pela Fazenda das Palmeiras, o documentário deu origem à série A’Uwe na TV Cultura, mostrando uma expedição feita às aldeias xavantes São Pedro e Onça Preta feita.

O grupo, liderado pelo ator, tinha como objetivo traçar um diagnóstico da situação em que viviam cerca de 400 pessoas nestas aldeias. Na ocasião, eu estava cobrindo o festival junto com o jornalista Ismael Machado, para a Tv Cultura – Programa Cultura Pai D'égua.

Daquela época pra cá, o contato com Nina foi on line, da mesma forma que, na semana passada ele avisou que estava a 400 quilômetros de Belém e que seria recebido na Casa Fora do Eixo. “Trabalho com a Universidade Fora do Eixo de Rondônia, dentro da área de fotografia e vídeo. Então, tracei um percurso da viagem pensando em locais onde ela estivesse representada”, diz Nina.

Cena do documentário  Expedição A'UWE
O fotógrafo já conhecia a cidade. Esteve aqui em junho de 2013, quando veio participar do Encontro Norte Nordeste de Produtores de Fotografia e conheceu Miguel Chikaoka, da Fotoativa, representante como ele do eixo de fotografia na Conferencia Nacional de Cultura, pela Região Norte. Ele, por Rondônia, e Miguel, pelo Pará.

Em Belém, ele encerra a parte terrestre de sua viagem para seguir de barco para Manaus e de lá, retornar a Porto velho. “Fiz este planejamento quando estava na Conferencia de Cultura, a fim de percorrer lugares que estavam os representantes de audiovisual e fotografia e Belém estava nesse meu destino”, explica.

Aqui, além desse bate papo, Nina começou a produzir uma nova série de fotografias que serão levadas à Expor Amazônia Festival, em Portugal, na Galeria Amazônia, em Lagoa, na região do Algarves/Portugal, da qual ele participou em 2013, com cinco trabalhos selecionados.

Cinegrafista e fotógrafo freelancer desde 1992, Ronaldo traz no currículo a direção de vídeos documentais. Atuando principalmente nas seguintes áreas: documentação fotográfica e videográfica de projetos, direção de fotografia documental e publicitária, tecnologia social, agroecologia, ele vem documentando por todos estes anos a região Amazônica, a partir de Rondônia, onde é presidente de um Fotoclube criado por ele para fomentar mais ainda a atividade por lá. 

Para ver o trabalho do fotógrafo acesse seu blog, o Salada Visual: http://www.saladavisual.blogspot.com.br/. E para ver alguns dos registros fotográficos e ler o diário de bordo de suas viagens, acesse o blog Rolê pelo Brasil: http://rolebrasil.wordpress.com/ . O Gotazkein Estúdio fica na R. Ó de Almeida, 755 - Reduto, Belém - Pará, 66053-190, Brasil. Mais informações:
91 3347-6632.

Um comentário:

Luz13 disse...

Olá! Gostei do blog. Veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2014. https://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc
Abraços