27.5.21

A Volta do Brega Raiz traz novos clássicos do estilo

Olhem o que recebemos aqui!
Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Odair José e Amado Batista, entre outros compositores clássicos da música romântica, foram as referências sonoras e estéticas que inspiraram o cantor Lucyan Costa em seu primeiro álbum autoral. "A Volta do Brega Raiz" será lançado nesta sexta-feira, 28, em todas as plataformas digitais de distribuição da música. E eu só digo, não percam, porque aqui no Holofote Virtual, recebemos a versão física promocional do disco e já estamos ouvindo as 10 faixas, que foram produzidas por Félix Robatto e Bruno Benitez. 

Em meados dos anos 80, enquanto se anunciava o grande estouro da lambada e do rock nas rádios brasileiras, o que fazia sucesso por aqui também, era o brega. Os artistas dessa caravana despontavam em todo o estado. Os shows, nas principais casas do gênero, foram ficando espetaculares e cada vez mais lúdicos, digamos assim, lotando as casas do gênero, como a boate do Xodó, Saudosa Maloca e Kalamazoo. Quem lembra? Só que com o passar do tempo e com ajuda de um mercado fonográfico impiedoso, o brega perdeu espaço para outros estilos musicais, sendo rotulado como música cafona, de mal gosto. 

Hoje a gente precisa dizer que é de raiz, para que saibam de que tipo de brega estamos falando. Ou como me disse Sonia Ferro, da Lambada Produções, “com as variantes, esse brega virou saudade”. Dura fase. O estilo foi relegado a uma posição periférica na produção musical brasileira, mas ao contrário do que o resto do país supõe, por aqui, o brega nunca perdeu sua majestade, e "A Volta do Brega Raiz”, de Lucyan Costa, é prova disso.

Brega saudade ou de raiz, os clássicos do brega continuam conquistando público e novos compositores como Lucyan Costa que, ao lado de Félix Robatto e Bruno Benitez, seguem defendendo essa cultura, fazendo valer o legado dos que vieram antes, como Mauro Cotta, Magno, Frankito Lopes, Wando, Reginaldo Rossi, entre tantos outros! Aliás, foi cantando essas músicas, as chamadas “marcantes”, que Lucyan Costa começou a conquistar espaço na noite de Belém, há cerca de dois anos. 

Em 2020 ele lançou o clip da música "Melodia e Paixão", composição feita em parceria com Ana Meireles, e que foi inserida neste primeiro álbum. Antes da pandemia, até fevereiro do ano passado, ele lotava a Sexta Bregosa da agora saudosa Lambateria Casa de Dança, no bairro do Reduto. Não a toa a festa dá nome e é citada na letra da quarta faixa. “Foi numa sexta bregosa que te conheci, naquela sexta gostosa ... a Sexta Bregosa é o nosso lugar”, música que já nasce trazendo saudade pois foi lá, afinal, que Lucyan ganhou o título de “Príncipe do Brega”.

Disco autoral, feito em Belém durante a pandemia, "A volta do brega raiz" traz romantismo e instrumental fiel à época desses ícones, com a proposta de mexer com essa nostalgia de quem viveu a música romântica brega no Pará naquele período, mas principalmente apresentar aos jovens essa sonoridade atemporal, que mantém suas características. O nome de cada faixa anuncia a letra que versa sobre uma história de amor, traição, ou superação, depois de alguma perda amorosa, como "Vem, Amor", "A Dor no meu peito chegou", "O Tempo é para Amar", "Eu Quero Mais te Amar", "Vem matar essa vontade", "Naquela Noite" são alguns dos títulos que ganharam as canções de Lucyan. Temos ainda "Atemporal" e "Eu Já me Benzi", completando 10 composições. 

Outra boa pegada foi colocar no início de cada faixa, aquela voz que anuncia “Lucyan Costa, a volta do brega raiz”, outra característica já adquiridas de forma mais enfática na fase em que proliferam as festas de aparelhagens pelas beiradas dos rios da Amazônia, numa fase de transição já para o movimento tecnobrega, que furou o bloqueio imposto pelo mercado fonográfico ainda vigente na época. Foi preciso fazer a própria mídia, o próprio disco, a própria distribuição, vejam Brega S/A e vão entender melhor. E nem tinha internet e redes sociais potentes como agora.  

O que mais eu posso dizer sobre o disco? Ouçam e segurem aí a vontade de rodopiar no salão que a situação ainda não permite como gostaríamos. Em plena pandemia, ouvir brega e não dançar de rosto coladinho, é quase uma afronta, por isso, ao ouvir "A Volta do Brega Raiz",  afaste o sofá e pegue o par que tiver em casa, quem sabe, sejamos otimistas, muito em breve a gente volte vacinado ao velho e bom normal.

Para acompanhar o trabalho de Lucyan, acesse suas redes sociais: @lucyancosta

Nenhum comentário: