18.5.21

III Festival do Filme Etnográfico recebe inscrições

Divino Tserewahú, líder Xavante
Estão abertas as inscrições para as duas mostras competitivas do III Festival do Filme Etnográfico do Pará, iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. As inscrições são totalmente gratuitas até o dia 27 de junho pelo site do projeto.

A novidade desta edição é a mostra a Mostra Competitiva Divino Tserewahú, voltada exclusivamente para produção de cineastas indígenas e vai premiar o melhor Curta, Média e Longa-Metragem realizados por esses cineastas. Esta mostra se une a Mostra Competitiva Jean Rouch, que premia o Melhor Filme Etnográfico em Curta, Média e Longa-Metragem. 

Para estas Mostras serão aceitas produções nacionais e internacionais de filmes que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e afins.

Os filmes não selecionados para as Mostras Competitivas poderão ser exibidos em Mostras Paralelas do festival, divididas por temáticas e com curadorias próprias. O Festival também será composto por conferências, rodas de conversa, oficinas e homenagens.

Jean Touch

As duas Mostras Competitivas homenageiam grandes nomes deste tipo de produção. Um deles é Jean Rouch, cineasta e antropólogo francês, grande referência paradigmática para o que se entende por filme etnográfico. O outro é Divino Tserewahú, líder comunitário do povo Xavante e pioneiro no Cinema Indígena no Brasil e um dos maiores realizadores ainda na ativa.

Ao longo desses seis anos de realização, o Festival do Filme Etnográfico do Pará busca difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais com qualidade técnica reconhecida na área do cinema e da antropologia, além de promover o diálogo entre produtores, cineastas, pesquisadores, estudantes e público em geral.

Apesar da pandemia da covid-19 ainda ser uma triste realidade no mundo e, de forma ainda mais cruel, no Brasil. Um dos coordenadores gerais do Festival, Alessandro Campos junto a Denise Cardoso, afirma “que a nossa dor e o nosso luto somam-se a de milhões de famílias devastadas por tantas perdas irreparáveis onde o choro e a revolta se tornaram sentimentos coletivos, assim como deve ser a esperança”, relata.

Ele complementa ainda que “essa esperança perpassa, inevitavelmente, pela arte e pela diversidade da cultura humana em sempre encontrar caminhos para a adaptação e para a resistência. Esse é o sentimento e a atitude desta edição do Festival do Filme Etnográfico do Pará” e convoca à resistência.

O III Festival do Filme Etnográfico do Pará está programado para o período de 16 a 21 de novembro deste ano. A ideia é até lá poder realizar alguns eventos presenciais, mas isso depende da situação sanitária em que se encontrar o país, o estado e Belém.

Serviço

Abertas Inscrições de filmes III Festival do Filme Etnográfico do Pará. Até o dia 27 de junho de 2021.Mais informações: https://festivaldopara.com.br/2021/

Nenhum comentário: