A cena artística de Belém e sua efervescência teatral dos anos 80 e 90, registrada pelas lentes do fotógrafo, dão vida à exposição e às oficinas do projeto "O Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka", da Kamara Kó Galeria, contemplado pelo Edital de Multilinguagens - Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará (Secult).
Trata-se de um recorte único e inédito de registros de processos criativos, que vão desde a leitura de textos, construção de personagens, ensaios até a encenação de peças teatrais mais relevantes no referido período.
As imagens da exposição, em processo de digitalização, foram selecionadas com a curadoria do fotógrafo e artistas convidados, que viveram aqueles momentos e são referências do teatro no Pará, como Wlad Lima e Cláudio Barros, além da atriz e pesquisadora Valeria Frota Andrade. O acervo histórico poderá ser acessado a partir de 11 de junho, na galeria do site.
Já as oficinas serão realizadas na sequencia, sendo a primeira "Fotografia Ágil x Memória Volátil", de 14 a 16 de junho, e em seguida, "Fotografia de Palco", de 17 a 21 de junho, voltadas sobretudo para alunos de escolas públicas. A programação também contará com live entre Chikaoka e os artistas curadores convidados, com direito a entrevistas e participação do público, no dia 19 de junho, às 19h.
A oficina Fotografia ágil x Memória volátil trata da guarda e recuperação de fotos e vídeos capturados com câmeras de dispositivos móveis como smartphones e tablets. É dirigida às pessoas que tenham apreço pela memória, a oficina busca reunir, analisar práticas de armazenamento, organização de imagens. Nos dias atuais, um contraponto necessário à extrema facilidade de produzir e compartilhar imagens.
A oficina Fotografia de Palco será desenvolvida a partir da leitura de vivências do fotógrafo na cena teatral paraense.
Além dos aspectos técnicos que envolvem o trabalho, Miguel abordará questões que tratam dos posicionamentos em cada etapa do processo de construção até a invisibilidade e o silêncio nas apresentações. Estão em jogo, tudo que envolve o universo cênico da leitura dramática, os atores, construção dos personagens, as expressões corporais e faciais, as interações, o jogo cênico, os bastidores, o camarim, o cenário, o desenho de luz e o desenho de som.
Inscrições
O projeto O Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka está com inscrições abertas para as oficinas com o educador e fotógrafo. A participação é gratuita para o público em geral, prioritariamente para estudantes de escolas públicas, com inscrições até o dia 29 de maio (sábado) pelos links:
Oficina Fotografia Ágil x Memória Volátil:
Oficina Fotografia de Palco:
Mais informações
Kamara Kó Galeria – www.kamarakogaleria.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário