27.5.21

Oi de Patrocínios Culturais abre inscrições 2021

O lançamento do edital teve gosto de Amazônia, nesta quinta, 27. Além de ter um cenário expandido direto da ilha virtual Amazônia Mapping, com gráficos realistas e tecnologia imersiva 3D, o evento contou com apresentação de Aila e Strobo!  O Programa de Patrocínios Culturais Incentivados 2021 Oi Futuro irá selecionar projetos artísticos realizados em todas as regiões o Brasil e atrações para compor a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio. 

Em sua 17ª edição, seleção busca experiências híbridas, formatos inéditos e iniciativas que fomentem novas cenas artísticas e diversidade. As inscrições vão até 02 de julho no site www.oifuturo.org.br. Este ano, o programa Oi Futuro volta a destinar recursos para financiamento total ou parcial de projetos de diversas naturezas artísticas (tais como festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas) aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. 

No contexto da pandemia, o Oi Futuro quer estimular projetos que proponham experiências híbridas, formatos inéditos de interação com o público e iniciativas que fomentem novas cenas artísticas e valorizem a diversidade.  “Ao lançarmos nosso Edital de Cultura neste cenário pandêmico, em que a arte se mostra mais do que nunca fundamental para nossa sobrevivência e nossa saúde mental, o Oi Futuro convida artistas e a criarem e inscreverem propostas que tragam experiências híbridas, rompam as fronteiras físicas e potencializem a vida digital, sempre valorizando a inclusão e a diversidade”, disse Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro. 

Desde 2003, o programa patrocinou cerca de 3 mil projetos, impactando milhões de pessoas, com atuação em todos os estados com lei de incentivo à cultura operacional. No ano de 2021, o edital pode receber projetos dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Inscrições e seleção

Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, a companhia quer fomentar a produção artística inovadora, especialmente projetos que ampliem e conectem os diferentes públicos através de plataformas digitais, ultrapassem limites físicos, apostem na pluralidade e proponham formatos híbridos e acessíveis. O processo de seleção conta com uma comissão de avaliação independente, composta por especialistas de distintos campos do conhecimento e de origem regional diversa, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro em data a ser definida.

O Oi Futuro utiliza um modelo de inscrições simplificado, sem categorias pré-definidas e sem burocracia. O formulário online resume-se a uma página em branco, em que o produtor apresenta sua proposta da forma que achar melhor. Além disso, o proponente deve incluir um vídeo em que defende sua ideia e os propósitos de seu projeto. 

O lançamento do edital foi realizado pelo Youtube, direto da plataforma Amazônia Mapping, uma ilha 3D imaginária criada com o Unreal Engine, motor de jogos usados no desenvolvimento de gráficos realistas para a indústria de games, e que sediou ano passado, o Festival Amazonia Mapping, colocando a plateia no meio da paisagem da região amazônica, com floresta, rio e cidade envoltos por projeções de luz mapeada. 

Te mete! E boa sorte!

Serviço

17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Inscrições: de 27 de maio a 2 de julho, pelo site www.oifuturo.org.br

Nenhum comentário: