17.10.09

Maria de Bonecões no Cortejo de abertura do Aldeia Sesc Círio

Neste sábado, 17, pela manhã, o In Bust Teatro com Bonecos fez os últimos ajustes à apresentação do Maria de Bonecões, ato cênico resultado de uma oficina, que aconteceu nas ultimas semans no Casrão do Boneco, como parte da programação do V Aldeia Sesc Círio. O evento abre na próxima segunda-feira, 19h, às 18h, com um cortejo, que terá saída do IAP – Instituto de Artes do Pará.

Reunindo cerca de 14 participantes, alguns vindos do interior, como é o caso de um grupo de atores de Igarapé Açu, a oficina durou duas semanas. Na primeira, o grupo já colocou a mão na massa.

A confecção de adereços e bonecos, ministrada pelo Aníbal Pacha, contou com os participantes convidados Ane Caroline, Gilberto Andrade, Eliton Melo, Sônia Lopes, Vitor Loureiro, Marcus Vinícios de Lima, Tiago Rocha, Ézia Neves, Beto Bastos, Luciano Lira, Michel Amorim, Cleice Maciel, Mariléa Aguiar e Rodrigo Braga.

“Este trabalho tem como proposta, experimentar e fazer uma revisão, daquilo que temos construído de bonecos”, disse Adriana Cruz, do In Bust, responsável pela condução da segunda semana da oficina.

“Tratei da manipulação e da encenação, também experimentando manipulação e contracena entre atores e bonecos, a partir daquilo que a gente vem fazendo nos últimos anos”, explica.

Em cena, além dos atores manipuladores, narradores e bonecos de Nossa Senhora de Nazaré, anjos e prédios que representam Belém e o percurso do Círio. Além do In Bust, participam do cortejo cênico, os mascarados e cabeçudos do Boi Faceiro, de São Caetano de Odivelas, além do grupo Entreatos.

A idéia da oficina e encenação partiu de um trecho do apocalipse de São João, que fala do encontro no céu entre a Maria de Nazaré, grávida, em vias de parir, com a Serpente de sete cabeças. Os bonecos serão vistos no alto, manipulados de baixo por varas compridas.

Com a coordenação e direção de produção de Michela Bezerra, diretora de artes cênicas do Sesc Belém, o Aldeia Sesc Círio – Mostra de Artes 2009, chega a sua quinta edição, com um projeto coletivo de artes cênicas, reunindo boa parte da produção teatral e de dança atual de Belém, além de convidados especiais que farão parte da última etapa do Projeto Palco Giratório 2009.

De acordo com a coordenação, a proposta do evento é promover a congregação do movimento de artes cênicas da Cidade, afirmando a conquista de espaços de pesquisa, experimentação e as práticas de teatro, música, literatura, dança e exposições.

A programação movimenta a Cidade com uma semana festiva para o público e os artistas, que construíram juntos, a poética de uma Cidade teatral. “A Aldeia é um conceito de territorialidade que conjuga espaço, desenvolvimento, comunidade e mercado de bens culturais”, define Michela.

A programação vai até dia 26. Acontece nos espaços do Teatro Cuíra, Teatro da UFPA recém inaugurado, Fundação Curro Velho, Centro Arquitetônico de Nazaré, de onde sairá o cortejo, além do IAP, Sesc Doca, Casarão do Boneco e Teatro Waldemar Henrique.

Ainda como parte da programação, o projeto recebe a última etapa do Palco Giratório, que traz do Rio de Janeiro, a Companhia PeQuod, com o espetáculo ´Filme Noir´ (foto), resultado de experimentações que aproximam as linguagens do teatro de bonecos e do cinema.

À exemplo do que ocorreu na primeira edição, o evento reúne espetáculos com caráter experimental, estréias, grupos e artistas consagrados que, com suas pesquisas e propostas estéticas construíram a ocupação artística destes espaços.

O evento também será oportunidade para ver alguns espetáculos que já saíram ou estão saindo de cartaz, em Belém, como Parésqui, do grupo Usina Contemporânea, Catolés e Caraminguás, do In Bust, “A morte do patarrão”, do Palhaços Trovadores e “Tão Bonito de Tão Feio”, da Companhia de Investigação Cênica.

Mais informações e a programação completa você pode conferir com o Sesc, pelo telefone 4005-9512 ou no site www.sesc-pa.com.br.

Nenhum comentário: