29.10.09

In Bust encerra projeto “Bonecos na Estrada em Caravana”

Mais três comunidades quilombolas e dois municípios recebem “O Curupira”. Em Ipixuna do Pará haverá oficina de confecção de bonecos com Aníbal Pacha

Atravessar as estradas que nos levam aos inúmeros municípios paraenses ou adentrar em pequenas comunidades e vilarejos cravados em regiões de difícil acesso, a fim de chegar às comunidades mais distantes, na maioria das vezes com quase nada de estrutura para receber um espetáculo cênico pode parecer apenas dificuldade, mas para o grupo In Bust – Teatro com Bonecos é missão.

Para o grupo, chegar nestes pequenos lugares é o maior compromisso do projeto Bonecos na Estrada – Em Caravana, que a partir desta quinta-feira, 29, inicia a sua terceira e última etapa de 2009, patrocinado pelo Banco da Amazônia através da Lei Rouanet de Incentivo Federal à Cultura.

Com 12 anos de formação, o In Bust Teatro com Bonecos tem circulado por estradas, ramais, rios, baías e igarapés levando seus espetáculos a praças, escolas, galpões, ruas, centros comunitários e teatros, atingindo um público extremamente diversificado, tanto na capital como no interior do estado do Pará.

O projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana” começou no mês de julho e já passou por São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, e Peixe-Boi, na primeira etapa. A segunda aconteceu no mês de setembro e chegou em Tomé-Açu, Concórdia do Pará, Inhangapi, Bujaru e São Domingos do Capim. Nesta etapa, entraram no roteiro as comunidades quilombolas de São Judas, próxima a Bujaru, e Pitimandeua, nos arredores de Ihangapi.

Já para a etapa de encerramento, o projeto conta com mais cinco apresentações do espetáculo “Curupira - Um Milhão de Nós”, três delas em comunidades quilombolas e duas nos municípios de São Miguel do Guamá e Ipixuna do Pará, onde também será realizada uma oficina de confecção de bonecos.

“O Curupira – Um milhão de nós” foi criado para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará e o episódio, adaptado para ser apresentado como espetáculo. Há dez anos em cartaz, “Curupira” traz o linguajar caboclo, que tem palavras como “mundeado”, “sumano”, entre outros, ligando o público à cultura de nossa região.

Os personagens utilizam paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense e os bonecos são manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros mais.

Roteiro - Com a saída de Belém programada para esta tarde de quinta, o grupo se apresenta já à noite, na Comunidade Quilombola Nossa Senhora de Fátima do Cracateua, próxima a São Miguel do Guamá.

Com 51 famílias morando na região, o único local possível para a apresentação do espetáculo é uma palhoça de esteios com cobertura de palha e chão de terra.

“Propus de vermos na hora um descampado onde talvez seja possível fazer a apresentação à céu aberto”, diz Cristina Costa, da produção, que uma semana antes visita os locais. A eletricidade será puxada também na hora para onde ficar definida a apresentação.

Acostumado com situações adversas, a maior preocupação do grupo é com a possibilidade de chuva. “Caso isso aconteça, não será possível fazermos a apresentação, pois o barracão não segura a chuva”, explica Cris.

O ritmo do grupo é intenso. Muitas vezes são feitas mais de uma apresentação por dia, a fim de conseguir atingir o maior número de espaços possíveis, aproveitando a estadia do grupo em cada região.

Em São Miguel do Guamá, por exemplo, estão previstas mais três apresentações. Na sexta-feira, 30, a primeira delas acontecerá pela manhã, na comunidade quilombola São Pedro do Crauateua. O grupo precisará de um guia para levá-los à região, onde vivem 112 famílias.

Á tarde, a Comunidade Quilombola Santa Rita de Barreiras já estará aguardando o grupo. Distante cerca de 11 km do município, a apresentação será realizada no barracão, sede da comunidade, de estrutura bastante simples.

“Nesta comunidade tem apenas 48 famílias. O espaço é muito parecido com o que encontramos na comunidade quilombola de Pitimandeua, em Inhangapi (na 2ª etapa do projeto, realizada em setembro), com alguns bancos de madeira no local e sem camarins. Vamos improvisar isso dentro da Van mesmo”, explica Cristina.

No sábado, 31, o In Bust faz a última apresentação em São Miguel do Guamá, no centro urbano do município, na quadra Getúlio Batista, na praça de mesmo nome, que fica no bairro Padre Ângelo. Com 18 mil moradores é um bairro pobre, sem estrutura e com altos índices de violência. A praça é chamada pelos próprios moradores como Praça do Iraque.

“A Secretaria de Cultura, que fica ao lado da quadra, tem procurado desenvolver um projeto de inclusão desta área às programações municipais e luta contra o estigma do local”, diz Cristina que esteve há uma semana no município fazendo os contatos e levantando este tipo de informação para facilitar a chegada do In Bust.

Neste sábado, é aniversário de São Miguel do Guamá. Haverá programação esportiva acontecendo pela manhã na beira do rio, além da apresentação do In Bust, na praça da cidade.

Á noite, enquanto a população de São Miguel participa das programações de música e grupos parafolclóricos, o In Bust já estará no município de Ipixuna do Pará, onde a apresentação acontece, às 19h, na Praça da Família.

Inaugurada recentemente, a praça tem público natural e é bem estruturada, com uma grande concha acústica, que possui um palco de 1,20m de altura. Será a última apresentação de “O Curupira, um milhão de nós”, pelo projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana – 2009”.

Oficina e apoios - O projeto, porém, ainda não termina de vez. Enquanto a maior parte do grupo retorna a Belém, Aníbal Pacha, um dos integrantes, fica no município para ministrar, até dia 5 de novembro, a oficina “Confecções de Bonecos”. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Educação e Promoção Social de Ipixuna.

Como em todas as etapas do projeto, as apresentações do espetáculo Curupira são precedidas da exibição de episódios do programa Catalendas, exibido pela TV Cultura do Pará em Rede Nacional, feito pela equipe do In Bust em parceria com a equipe da televisão.
Fazem parte do projeto os atores manipuladores do In Bust, Paulo Ricardo Nascimento, Adriana Cruz, Aníbal Pacha. Na produção, Cristina Costa e na equipe técnica, Milton Aires.

Nesta última etapa, o grupo conta, em todas as apresentações, com o apoio da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos – Malungu, e da Funtelpa. Em São Miguel do Guamá, o grupo recebe apoio da Câmara Municipal, das secretarias municipais de Educação, Cultura, Desportos e Turismo e do Hotel Rio Guamá. Em Ipixuna, o apoio vem da Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura, Desportos e Turismo; Educação, e de Promoção Social, além do Plaza Hotel.

O projeto Bonecos na Estrada – Em Caravana é a 5ª edição desta ação que o grupo realiza desde 2004, com apresentações e oficinas pelo interior do estado do Pará, buscando dar mais um passo no seu compromisso social de que a arte deve fazer parte da cesta básica do povo.


Com este projeto, o In Bust já viajou, incluindo esta última etapa, por 56 municípios e cinco comunidades quilombolas paraenses e atingiu um público direto de mais de 20 mil pessoas. O Banco da Amazônia já o patrocinou em duas edições: em 2005, Bonecos na Estrada – Em Cortejo, e em 2007, Bonecos na Estrada – O Conto que Eu Vim Contar.


PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 29
São Miguel do Guamá
Comunidade Quilombola Nossa Senhora de Fátima do Crauateua
Hora:19h
Local: centro da comunidade

Sexta-feira – 30
São Miguel do Guamá
Comunidade quilombola São Pedro do Crauateua
Hora da apresentação: 10h
Local: Sede do centro comunitário
Comunidade quilombola Santa Rita de Barreiras
Hora: 18h30
Local: barracão sede

Sábado – 31
Município de São Miguel do Guamá
Hora: 10h
Local: Quadra de Esportes da Praça Getúlio Batista - Bairro Padre Angelo
Município Ipixuna do Pará
Hora: 19h
Local: Praça da Família – Rua Padre de Anchieta – ao lado do hospital Santa Clara

02 a 05 de novembro
Município: Ipixuna do Pará
Oficina de confecção de bonecos
Local: CRAS – Rua Magalhães barata, 1202 - bairro Vila Nova
Horário: dia 02/11, das 14h às 18h e nos dias 3, 4 e 5, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Serviço
O In Bust tem sede em Belém do Pará – Casarão do Boneco, que fica na Av. 16 de Novembro, 815, próximo ao complexo São José Liberto. Mais informações: 3241.8981. e 8843.6931. Assessoria de Imprensa: 8134.7719.

Nenhum comentário: