6.10.09

Surra de Arte no Corredor Polonês

Texto: Raoní Beltrão

No Bairro da Campina em Belém, onde a Belle Epóque ergueu seus monumentos, ocorre um processo de revitalização artística, principalmente teatral e musical. Com o surgimento de espaços como o espaço teatral Cuíra, teatro-porão Puta Merda e o ateliê cultural Corredor Polonês.

Nessa cena, contribuindo com a programação cultural dos festejos do Círio de Nazaré, ocorrerá a Surra de Arte do Corredor Polonês, dias 8, 9 e 10 de outubro. Na antiga casa de construção portuguesa, hoje ateliê e salão de arte, os dois andares, pé-direito alto, salas, teto-lunar, palco, jardim interno e sacadas são espaço de sobra para a arte “atacar” os visitantes por todos os lados!

Exposições de fotografias, artes plásticas, poesia, sebo cultural, música e cinema. Com destaque à rádio Corredor da Campina e cineclube de rua Corredor Polonês. Mais apresentações de grupos musicais diversos, bar e teatro.

No dia 9 de outubro, aniversário de 109 anos de nascimento do maior pintor paraense, introdutor do Surrealismo no Brasil, Ismael Nery, lançamento da edição da revista PZZ (Pará Zero Zero) em sua homenagem e apresentações musicais ao vivo para lá de surreais!

Programação


Quinta, 08 - Fotografia: a brasiliense Mayara Domingues e o belenense José Viana fazem uma leitura inédita de seus trabalhos na capital paraense; Artes plásticas, exposição do acervo Ateliê em Processo do Corredor Polonês (curadoria Karlo Rômulo), pinturas em óleo, aquarelas, gravuras, esculturas e objetos, espalhados por todos os cantos da casa; Sebo, Elefante Branco com as melhores raridades em livros e vinis; Rádio, programação musical, poesia e informação por conta da Corredor da Campina com DJ B’zarro (Corredor Polonês/oitentista); Cineclube de rua, produções do Corredor Polonês “A Origem é o Fim” e “Música, lendas e crenças em Soure (Marajó)”.

Sexta, dia 09 - Aniversário Ismael Nery: homenagem, exposição das principais obras de Ismael Nery em comemoração ao seu aniversário de 109 anos, lançamento da revista PZZ sobre o artista com distribuição gratuita; Música ao vivo com Lisérgio e VenDaWal Loureiro, influências de MPB e Rock Psicodélico com letras afiadas e vocal feminino forte; Brihat, música experimental com sons distorcidos, percussão em instrumentos étnicos e sintetização eletrônica; Benshi e Bonde Andando, teatro, música, poesia e contos, banda de instrumentos feitos de materiais reutilizados; Rádio Corredor da Campina com DJ Luan (Peia Sessions/avant-guarde); Cineclube de rua, produções “Degeneração” (Marginalia e’ Churume), “O Tempo da Laranja” (Marginalia) e “Jabiraca” (Fernando e Bruna); Fotografias, acervo Ateliê em Processo e sebo.

Sábado, dia 10 - Procissão de Carimbó: Música, carimbó Mandinga da Amazônia, grupo formado de oficinas com jovens do bairro do Guamá; Procissão de Carimbó, ao fim das atividades, do Corredor Polonês até a Festa da Chiquita; Homenagem Ismael Nery, fotografias, acervo Ateliê em Processo, sebo, rádio Corredor da Campina e cineclube.

Serviço
O ateliê cultural Corredor Polonês fica na Rua General Gurjão, 253, a duas quadras da Praça da República. Programação a partir das 20h, cobrada consumação. Desconto em estacionamento fechado (em frente) e segurança. Informações 9623-5320 ou www.surradearte.blogspot.com.

Nenhum comentário: