30.10.09

Moulma realiza noite audiovisual no feriado de finados

No próximo dia 02 de novembro tem mais uma edição do projeto Tela de Rua, coordenado pelo Movimento Cultural da Marambaia (MOULMA), com apoio do Cineclube Amazonas Douro e da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema.

A cena traz 3 filmes da Abuso Produções, do escritor, roteirista e produtor cultural Marcelo Marat, que serão projetados às 20h no feriado do dia de finados, na praça Tancredo Neves.

“Caligari” é baseado no clássico do expressionismo alemão “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene (tem 6 min.); Necronomicon mostra a vida eterna pode ser apenas o início de uma angústia eterna. Baseado na obra de H. P. Lovecraft e Sammis Reachers (tem 15 min.) e A cela, uma reinterpretação do mito da caverna de Platão. Adaptação do conto de Saulo Sisnando (tem 6 min.).

Os curtas tem roteiro e direção de Marcelo e foram produzidos pela Abuso Produções. Formada por Márcio Cruz e Marcelo Marat, a produtora tem por princípio produzir arte sem gastar dinheiro. Com nove anos de existência, a Abuso já fez exposições, saraus, oficinas, festas, lançou fanzines, divulgou poetas e quadrinistas e agora dedica-se à produção de vídeos. Outros vídeos da Abuso Produções podem ser conferidos pelos links:

- Antitemplo: criado a partir de um poema de Clei de Souza.
http://br.youtube.com/watch?v=z7qprszuzmo

- Vampiro: feito sobre uma seüência de fotos de Thales Weber.
http://br.youtube.com/watch?v=rrsnfvzmtgc


Marcelo Marat por Ele mesmo

"Entre os videastas e cineastas independentes, existe uma corrente que , de forma deliberada, trabalha no chamado gênero trash: filmes de horror ou fantasia, de baixo orçamento, com atores e cenários improvisados, geralmente apelando para muito sangue, tripas e nudez.

Muita gente confunde meus vídeos experimentais com esse gênero, mas a comparação nada tem a ver. De forma geral, meus vídeos são exatamente isso: experimentais. Quando trabalho num gênero, como o terror, horror ou suspense, minha intenção é mesmo assustar o espectador, e não apenas causar nojo ou fazer rir.

O trash, em geral, é engraçado. Diverte, mas não assusta. Não provoca o medo. Para chegar a isso, é preciso exercitar estética e estilo, trabalhar a narrativa, a edição, som e imagens; buscar, apesar dos poucos recursos técnicos, o melhor efeito para obter o melhor resultado. O bizarro e o grotesco são incidentais. Não é pelos sentidos que quero fisgar o espectador, é pela psique.

O trash é todo sensorial. Meus vídeos são mais psicológicos. É na mente que quero causar seu pesadelo, nesse limite indefinido entre consciência e inconsciência. Assustar o espectador é o que quero, não diverti-lo.

E você, do que você tem medo?"
Fonte: http://ecosdonada.blogspot.com/ Por Marcelo Marat


PROGRAMA

Dia 2 de novembro de 2009 - 20 horas
Praça Tancredo Neves - Marambaia

Projeção dos filmes: Caligari / Necronomicon / A cela - de Marcelo Marat
Haverá, claro, leitura de poemas – antes, durante e depois da projeção,
com os poetas Caeté, Marcelo Sebastian, Carlos Pará, Francisco Weyl,
Clei de Souza, Cuité, Buscapé Blues,
além de leituras de trechos de Baudelaire e Lautreamont.
De seguida, faremos um debate sobre A morte do cinema na Amazônia

Realização
Movimento Cultural da Marambaia - MOCULMA

Apoio
Cineclube Amazonas Douro + Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema

Nenhum comentário: