11.1.11

Hino de Belém eleito em 2006 até hoje não foi gravado oficialmente

É verdade. O hino nunca foi gravado, mas toca todos os dias na abertura dos trabalhos na Câmara dos Vereadores e chega a ser executado pela Guarda Municipal. Mas a versão utilizada ainda é a mesma enviada ao concurso que o elegeu, em 2006.

Os vencedores Eduardo Neves (Letra) e Luiz Pardal (Melodia) perguntam-se até hoje o que teria acontecido, pois não receberam nenhuma explicação da Fundação Cultural de Belém, responsável pelo concurso na época.

A idéia do concurso foi boa, afinal, com quase quatro séculos de história, Belém finalmente  teria  seu hino oficial. O prêmio do concurso deveria ter sido a sua gravação em CD a ser distribuído pela PMB. Deveria, pois nem isso Duciomar Costa conseguiu fazer pela nossa cidade.

“Na ocasião do aniversário dos 391 anos, em 2007, a prefeitura divulgou em cerimônia pomposa no Cine Olympia, que o hino teria sua gravação oficial em várias vertentes como: Coral da Fumbel, Coral Infantil, Coral da Ufpa, Versão com Orquestra, versão com banda da guarda municipal, letra e partitura em braille para inclusão social”, explica Eduardo neves.

De acordo com ele, esse material todo seria distribuído para os órgãos da adminstração municipal e também estadual, além das escolas públicas da capital. 

“Promessa boa, mas infelizmente o descaso até hoje ainda impera, e, sequer a gravação ou qualquer ato nesse sentido foi executado pela prefeitura que já está em seu 2º mandato”, enfatiza o compositor. 

Muito boa a lembrança de Eduardo Neves, na véspera de Belém completar seus 395 anos e mais ainda, às vésperas de uma nova eleição para a prefeitura. Os trabalhos enviados ao concurso foram avaliados por um júri especializado que deu notas de cinco a dez nos quesitos: conteúdo das letras, melodia e ritmo, pesquisa e originalidade.

No corpo de jurados, estavam membros da Fundação Carlos Gomes, do serviço de aprendizagem musical da Universidade Federal do Pará, integrantes do curso de música da Universidade do Estado do Pará e da própria Fundação Cultural do Município de Belém. Será que nenhum deles se lembra disso?

Na época, a Fumbel, que gerenciou o concurso tinha à frente Heitor Pinheiro, que depois passou à presidência da Fundação Cultural Tancredo Neves e hoje dirige o Instituto de Artes do Pará, o IAP. O concurso foi realizado em cumprimento à lei municipal 8.049, criada em janeiro de 2001.

Leia a letra.

HINO DE BELÉM

Letra: Eduardo Neves
Música: Luiz Pardal

Sobre o verde berço da floresta
Onde brota fauna e flora tão vibrante
Nasceste tu, minha Belém
Entre o leve alento dos igarapés
E agrados de rios afluentes

Junto aos pés de Fortim do Presépio
Naquela distante Feliz Lusitânia
Entre índios, brancos e negros
Gerou-se o forte gen do teu povo
Essência do sangue cabano

Cidade morena do cheiro-cheiroso
És o elo entre o rio e a floresta
Solo fértil que arde imenso saber
Círio e fé na alma do teu povo
Vale Ver-o-Peso em festa

És o portal da Amazônia
A Cidade das Mangueiras
Na Bandeira Nacional
Brilhas Belém, na primeira estrela 

2 comentários:

Claude Lago disse...

por favor, dá uma olhadinha no link para "ouvir" o hino de Belém.
é que estou sendo direcionado para a página de login do gmail.

agradeço antecipadamente,
Claude Lago

Holofote Virtual disse...

Caro Cláudio,

acabei de verificar e o link me remeteu direitinho pro hino. Consegui ouvir. Tente novamente, de repente em um outro navegador. E de qualquer forma agradeço o toque!

um abraço