6.4.19

Arthur Nogueira e Fernanda Takai no Gasômetro

Aliando música e literatura,  projeto "Itinerâncias" promove um show inédito com participação da cantora e escritora mineira Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu. A dupla se apresenta no dia 20 de abril, no Teatro Gasômetro.

Após ser indicado ao Grammy Latino pelo seu mais recente disco, o cantor e compositor Arthur Nogueira estreia projeto em Belém. Em única apresentação, integrando a programação do Parque Musical, Arthur será acompanhado pelos músicos Jacinto Kahwage (piano), Lucas Torres (guitarra) e Bruno Valente (violoncelo). O repertório reunirá canções de seus discos "Sem medo nem esperança" (2015) e "Rei Ninguém" (2017) – trabalho indicado ao Grammy Latino e que firmou não só o diálogo de Nogueira com a poesia, que o identifica nacionalmente como o "artista contemporâneo responsável por renovar a tradição dos poetas na canção brasileira" (vide matéria de "O Globo"), mas também com compositores e instrumentistas de diferentes lugares do Brasil.

Aos 30 anos, Nogueira busca, com sua música, não só proporcionar momentos de entretenimento, mas também divulgar a obra de grandes autores e, dessa forma, incentivar o hábito da leitura. Desde Vinicius de Moraes (1913-1980), muitos poetas do livro passaram a atuar também como letristas, dando início a uma tradição imprescindível para a riqueza da canção brasileira. Interessado no rigor da poesia escrita, tendo músicas interpretadas por Gal Costa e Fafá de Belém, Nogueira faz de sua música pop um elo entre a tradição e a modernidade, lançando um olhar particular à obra de poetas de diferentes gerações. 

Foto de Ana Alexandrino
Em seu trabalho, o músico reúne, por exemplo, poemas de autores estrangeiros, como Adonis (Síria) e Rose Ausländer (Romênia), e brasileiros, como Antonio Cicero (RJ) e Eucanaã Ferraz (RJ).

Com Fernanda Takai, Nogueira promete um passeio pelo repertório do Pato Fu, que considera sua "banda de adolescência".  “Receber a Fernanda na minha cidade é muito simbólico. Lembro que, desde a adolescência, eu assisti a vários shows do Pato Fu em Belém. Ter cruzado com a Fernanda na vida e ela ter aceitado vir ao Pará especialmente para participar de um show meu são alguns dos melhores presentes que a música já me deu”, celebra Arthur, que garante surpresas na noite de estreia. "Fernanda sugeriu cantar, pela primeira vez, uma música minha", antecipa.

Uma das maiores estrelas da cena pop rock brasileira, Fernanda Takai é a doce voz da banda Pato Fu. A cantora há doze anos constrói, em paralelo, uma carreira solo baseada em canções de seu afeto que aponta para hits de artistas como The Police e Duran Duran, a sofisticação da bossa-nova e alcança o ritmo do carimbó de Pinduca.

Foto de divulgação
“Escutava ‘Sinhá Pureza’ desde criança. Pinduca mostra como a música brasileira tem viço, alegria. Além de conhecer alguns artistas da terra, adoro a culinária de vocês. É sempre uma profusão de texturas e sabores”, diz.

Além de cantora, Takai experimenta um desdobramento do seu universo artístico e traça seu caminho na literatura. Com quatro livros lançados, ela foi premiada com o Jabuti em 2017, ao integrar um projeto coletivo, no qual assina um conto infantil. Sua relação com a literatura também a aproxima do artista paraense.

“Conheci Arthur há alguns anos. Percebo o cuidado que ele tem com a qualidade lírica e tudo o que envolve sua caminhada artística. Acho que ele tem bastante noção de que o tempo é nosso amigo, as coisas vão acontecendo quando o percurso é feito em boas companhias e dedicação”, comemora.

Serviço
Projeto “Itinerâncias”: Arthur Nogueira convida Fernanda Takai. Show no dia 20 de abril de 2019, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência). Ingresso: R$ 20, à venda no Sympla.

Nenhum comentário: