6.4.19

O Circular está de volta a cena em sua 25a edição

O Circular Campina Cidade Velha está de volta ao cenário cultural da cidade. Depois de um breve pausa entre dezembro de 2018 e março deste ano, neste domingo, 7 de abril, o projeto realiza a sua 25ª edição, com uma vasta programação, em mais de 40 ações e espaços culturais, situados nos bairros históricos de Belém. Tudo das 8h às 20h, com entrada gratuita ou colaborativa. 

Fique ligado que tem várias opções de comidas saudáveis, inclusive feirinhas de produtos orgânicos, música, artes visuais, cortejo de palhaças, oficinas, contação de histórias, muita fotografia, economia criativa, exibição de filmes, em pelo menos três espaços diferentes, também ao ar livre, e uma boa notícia para quem sempre pensa em ir circular pelo Reduto. O bairro ganhou mais dois espaços novos, além dos que já estavam dentro do projeto. Tem novidade na Campina e na Cidade Velha. 

E como o dia vai ser longo, entre outras opções de espaços para alimentação, lembramos que temos os restaurantes parceiros Retiro da Sé – Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat, ao lado da Catedral da Sé, com Buffet a quilo gourmet, aberto a partir das 11h30; o Dona Joana, na Trav. Campos Sales, 482, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo; o Bar Nosso Recanto, na Rua Siqueira Mendes, 24, em frente à Praça do Carmo e o Bar do Rubão, na Trav. Gurupá, 312, entre Cametá e Dr. Malcher. Também tem a Tapioquinha da Dona Clea, na Rua Carlos Gomes, 69, entre Campos Sales e Padre Eutíquio. Funciona a partir das 8h, com bolos, cuscuz e tapioquinhas.

Faça o seu próprio roteiro.  A programação completa já está no site (www.projetocircular.com.br) com os novos espaços que acabaram entrar oficialmente e na rede de parceiros do Circular. O Projeto Circular é um projeto da sociedade civil organizada, com realização da Associação Amigos de Belém e patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cidadania, Govrno Federal, com co-patrocínio da Cultura Rede de Comunicação e apoio do IPHAN, UFPA e Milton Kanashiro.

CIDADE VELHA – Memória, orgânicos e novidades

O chef Carlos Rufeil, do Iacitatá
O antigo Cine Guarani vai abrir as portas com exibição dos filmes “Belém 350 anos” (11 minutos), de Líbero Luxardo, e “Allegro pero no mucho” (22 minutos), de Cássio Tavernard, além de uma exposição com recortes de anúncios da programação exibida no Cine Guarani, e um Roda de Conversa sobre a importância do cinema para a memória da Cidade Velha. O Cine Guarani é hoje o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Pará.

Na Cidade Velha também inaugurou o CINTRA ARTE-CAFÉ, na Trav. Capitão Pedro Albuquerque, nº 300, entre Rodrigues dos Santos e Ângelo Custódio. O espaço traz, em sua primeira mostra, a culminância de um projeto idealizado pela artista visual Drika Chagas. É mais um ponto, com boa comida, para reunir novos e nem tão novos artistas, na sua maioria paraenses. Além da exposição também haverá contação de historias “Escola de Passarinhos”, com Cleber Cajun e discotecagem com DJ Faca. 

O Iacitatá Amazônia Viva – Trav. Padre Champgnat, 284 – Praça Frei Caetano Brandão, esquina com a Rua Siqueira Mendes – também é novidade na circulação e vai trazer para o domingo circulante uma super Feira de Cultura Alimentar e Agroecologia – Ação da RAMA – Rede Amazônia Alimenta a Amazônia.

Haverá produtos do Quilombo África-Laranjituba (Moju), do MST, do Mestre Bené da Farinha (Tracuateua), da Comunidade Chicano, da Dona Antônia (Genipaúba/Sta. Bárbara), do GRUCA, do Mestre Vavá do Mingau (Ourém) e do próprio Iacitatá, que oferecerá café descolonial com beijús, queijos marajoaras, mel indígena, pão de Abaeté, sucos naturais e sem veneno, e para almoço comidas de rua e tacacá.

Papietagem, crouchê e outras parcerias

Rubão, do boteco mais badalado da Cidade Velha
Outra boa notícia é a entrada do novíssimo espaço Na Garupa, na Trav. Carlos de Carvalho, 304, entre Triunvirato e Veiga Cabral. Das  9h às 18h, traz na programação uma atividade criativa para crianças, com pintura de peças de Páscoa, além de disponibilizar títulos literários para consulta. Também haverá exposição de papietagem, com obras de Paulo Emílio Campos Melo, artista 3D, e de crouchê, da marca Multifário, de Roberta Mártires. Para matar a fome depois das andanças pelo Centro Histórico, o espaço também oferece cardápio de pães, salgados, doces, sucos. E também estará à venda a deliciosa cachaça D’Amazônia, da Boca de Jambú.

Já o Laboratório da Cidade, o CIURB e o projeto Verde Cidadão estarão em duas praças. Pela manhã na Praça do Carmo, inicia o dia com yoga seguida de conversa sobre o bairro – com Patrícia Almeida (iniciantes são bem-vindos), oficina de plantio e distribuição de mudas, Live Painting com Almir Trindade, Teatro de Boneco, com Patrícia Almeida, Jogos de Rua (amarelinha, ping pong…) e uma ação de mapeamento Afetivo. Já no Largo de São João, o Laboratório da Cidade realiza às 19h, um Cinema de Rua.

O Ateliê Jupati, na Trav. Gurupá nº 250, entre Dr. Rodrigues dos Santos e Cametá. Das 9h às 18h, traz fotografia, feirinha, música e comidinhas deliciosas. A programação do Atelier Jupati inicia com um deliciosos café da manhã. A exposição: ”Os tempos das deusas” conta com trabalhos de várias artistas mulheres que pela parte da tarde batem um papo com o público. Pela parte da tarde tem show musical.

Pedalando, ouvindo choro e cortejo de palhaças

Da Tribo marca presença na Fotoativa de Portas Abertas
O Bike Tour – Roteiro  faz um passeio ciclístico pelos espaços culturais do circuito da 25a edição. Saída às 09h do Forte do Presépio. Já o Coletivo Aparelho – ocupação artística no Mercado do Porto do Sal conta com o Cortejo de Palhaças do coletivo “As Preciosas Ridículas”, saindo às 9h da Praça do Carmo para levar cenas curtas de palhaçaria ao Mercado do Porto do Sal, onde também haverá a contações de histórias: O Quintal de Anastácia – com Patrick Marques e A Mulher-Esqueleto – com Mayara La-Rocque.

No final da manhã o lanche é colaborativo, embalado pelo som do grupo “O Mercado do Choro”, com Tiago Amaral (clarinete), Carla Cabral (cavaquinho), Diego Santos (violão 7 cordas) e Gabriel Ventura (percussão). Também haverá oficina Experimentação de Desenho e Stencil, com Dairi Paixão e Igor Oliveira. 

Museus economia criativa, tatuagem e comidinhas

O Espaço Vem, na Trav. Joaquim Távora, 214, entre Doutor Assis e Doutor Malcher. Das 10h às 19h, traz mais de 20 marcas da cidade e de outros estados estará abertura durante todo evento, com preços promocionais, além de oficina de Jardinagem para pequenos, Quintal Paraense, com Festival do Risoto com Dom Gourmet.

O Flash Tattoo fica pelos trabalhos autorais de Nila Tchbum, que começou a tatuar enquanto cursava Artes Visuais. O pocket show é do Projeto Pegando a Beira, que traz no repertório temas de Guitarrada, Carimbó, Lambada e Baião, além de experimentações de Rock com Cumbia. Mestre Vieira, Curica e Aldo Sena são algumas das influências musicais do projeto. O Pegando a Beira é formado por Lelo Carvalho (guitarra), Henrique (baixo) e Mariano Júnior (bateria). 

O Sistema Integrado de Museus volta a abrir das 9h às 17h nas edições do Circular, com entrada gratuita. A novidade é que além do Museu de Arte Sacra (MAS), Galeria Fidanza, Museu do Forte do Presépio e Museu do Círio, também entra na circulação o Museu de Gemas, que não fica no complexo Feliz Lusitânia, mas na Praça Amazonas, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará. 

CAMPINA – espaços novos e programação diversificada

No bairro da Campina a novidade é o Ishtar, Espaço para Gestantes, na Rua Ferreira Cantão, 61, entre Carlos Gomes e General Gurjão. Vai oferecer uma oficina de elaboração de plano de parto. Serão apenas 25 vagas, com inscrição pelo link http://bit.ly/ishtar25circular

No local, será montado um fotovaral com fotos inspiradoras de partos. Na ocasião, o espaço também estará recebendo doações para as crianças venezuelanas - Leite Nan Composto 1-2, Fraldas, Material de Higiene, Roupas e calçados infantis e principalmente para bebês. 

O Cacau Show, que fica na Frutuoso Guimarães, 258, vai abrir das 8h às 14h. O ambiente é aconchegante e climatizado, para sentar e tomar um café durante a circulação ou degustar uma deliciosa sobremesa. NO Cardápio, cafés, cappuccinos, chocolates.

Já conhece o Parada Saudável? Fica na Trav. Frutuoso Guimarães, 608, entre General Gurjão e Riachuelo. Das 9h às 15h, o novo parceiro do Projeto Circular, uma charmosa residência no bairro da Campina, será espaço para dar uma parada, sentar nas cadeiras montadas no pátio da casa e recuperar as energias com os lanches naturais vendidos no local. É pedida certa para quem aprecia um sabor mais leve, saudável e sem abrir mão do sabor. Depois é só seguir circulando.

Arquivo Público estará aberto
O LAB PA, na Trav. Campos Sales, 705, entre General Gurjão e Carlos Gomes, é o antigo COLAB, que abrirá das 10h às 18h, com Feira de produtos orgânicos – Belém Orgânica, Feira de consumo consciente – Xepa é firme!, Discotecagem no vinil – DJ Fabrício Nunes, Pocket show – Acorde de Novo, Live set – Jambu Cosme e Pocket show de Ramón Rivera.

A programação conta ainda com exposição na Assembleia Paraense (Sede social), na  Av. Presidente Vargas, 762, entre Carlos Gomes e General Gurjão, onde o público poderá ver a exposição fotográfica  “Club do Urubu – Streetphoto” – Coletivo de fotografia criado pelos fotógrafos Bob Menezes e Fernando Leitão Jr., com o propósito de produzir, incentivar e difundir a vertente da fotografia street, ou “fotografia de rua”, em Belém. 

Haverá lançamento oficial do Club: bate-papo fotográfico e discussão sobre temas relacionados a esta modalidade fotográfica e da identificação visual (logomarca) do grupo: discussão acerca da constituição da marca (símbolo e tipografia).
Fotografia, peças criativas e audiovisual

Restaurante Dona Joana
O Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente  Vargas, 800/térreo, esquina de Rua Carlos Gomes, traz a exposição ‘Nós Inteiras’, com lançamento do catálogo da exposição, que traz obras imagéticas que transbordam cores, luz e muitas emoções trançadas, tecidas e vividas pelas artistas visuais Ana Catarina, Elza Lima, Evna Moura, Fatinha Silva, Luciana Magno, Marise Maués, Paula Giordano, Tília Koudela e Úrsula Bahia.

Na Associação Fotoativa, que fica Praça das Mercês, 19, a programação é vasta, com yoga pela manhã, sebo de livros de temáticas variadas a preço de desapego. Tem também peças da marca Da Tribu, feira Marca D’Água, Micro-Oficinas, além da apresentação dos Palhaços Estelares, Thiago Paladino e Livando Malcher. Outra pedia é a Janela para o Audiovisual Amazônico, mostra bimestral do audiovisual que emerge na Amazônia. 

Também haverá a Ação Retratos com Mireille Pic, que fará retratos captados em chapas de raio-x e, imediatamente, revelados num laboratório portátil, permitindo ampliar as fotografias por contato no mesmo ambiente. Investimento: R$ 15,00.

O Boca da Terra, na Rua Ferreira Cantão, 239, entre Caetano Rufino e Silva Santos, haverá a oficina Minha primeira horta, com Blenda Guimarães (Instituto Alachaster), Conexão com a Natureza através da introdução ao Cultivo de Plantas (20 vagas), aula pocket de Hatha Yoga, Diinabandhu Ben Assuly e Telma Vitorina (Espaço Dharma) entre outras opções de comidas saudáveis, Brechó “Tá valendo” com venda de produtos interessantes e em ótimo estado de conservação e Lojinha com venda de material e ingredientes utilizados na Alimentação Viva.

No Centro de Cultural da Justiça Eleitoral, na Rua João Diogo, 254, entre Trav. São Francisco e Av. 16 de Novembro. Das 9h às 17h tem exposição “Estação Liberdade”, que apresenta mostra de trabalhos de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, feirinha de artesanatos sustentáveis e Roda de conserva “Cidade Cidadão Cidadania” – Um convite para discutir conceitos de cidadania e o papel das pessoas na construção de cidade melhor, com Andrea Sanjad.

Música, exposições e mais oficinas

Na Discosaoleo, que fica na trav. Campos Sales, 628, entre Riachuelo e General Gurjão, tem música, bazar de roupa, bijouteria e um mata broquinha vegano, no almoço. Os pockets shows serão com o Violões da Amazônia,  Enfim Nós, Pelé do Manifesto e Everton MC – Preto e Branco, e Loxodonta Groove.

No Espaço Cultural Valmir Bispo Santos, na Trav. Padre Prudêncio, nº 681, entre Carlos Gomes e Gama Abreu, próximo a OAB e Igreja da Trindade, vai ser oferecida a programação Maria de Todas as Cores, reunindo diversas exposições, mostra de HQs (Histórias em Quadrinhos) “Um jeito diferente de Falar de Autismo”, do escritor, desenhista e ilustrador Lucas Moura Quaresma e Almoço com Toró – Gastronomia Sustentável, que traz no cardápio o aproveitamento total do alimento, para veganos e não veganos.

Na Kamara Kó Galeria, na Trav. Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão, você confere a exposição Timeline, uma retrospectiva da trajetória artística de Bitar, com obras de séries que trouxeram prestígio ao artista.

O Studio FdezBelém, na Praça Coaracy Nunes (Ferro de Engomar), número 6, entre Arcipreste Manoel Teodoro e Veiga Cabral, haverá a exposição: Retratos da Ilha e lojinha aberta com camisas, bolsas e fotos. Também será oferecida a Oficina de Câmera Pinhole de filme (valor simbólico com material incluso). Na ocasião serão feitas inscrições para os Cursos do StudioFDez – (Módulos I – Iniciação à Fotografia Digital e II – Técnicas Avançadas e Experimentações).
Cinema, arte e passeio pela cidade

O Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso – Av. Boulevard Castilhos França, traz visitação à exposição “Cigarras Elétricas”, de Cleber Cajun, que recebe o público, apresentando seu processo de criação, fazendo um intercâmbio de suas experiências e o cenário cultural local.

Também haverá exibição do longa Para ter onde ir, de Jorane Castro, que bate um papo com o público após a sessão. O longa foi realizado no Pará, trazendo no elenco Lorena Lobato, Ane Oliveira e Keila Gentil.

O Roteiros Geo Turístico sairá às 8h30. Museu do Bonde – Avenida Portugal com Rua 13 de Maio, com o roteiro “Pelo interior do bairro da Campina”, que seguirá pelas ruas João Alfredo, Frutuoso Guimarães e Campos Sales, entrando no Arquivo Público do Pará, Igreja Nossa Senhora dos Homens Preto, e passando pelo lugar onde ficava a Fábrica Palmeira, e ainda pela Igreja de Santana, seguindo pela Rua Santo Antônio e chegada na Igreja de Santo Antônio.

REDUTO – Bairro ganha novos parceiros e programações

No bairro do Reduto, outro espaço importante que entra na circulação é o Centro de Memória da Amazônia - Trav. Rui Barbosa, 491, esquina com a Rua Ó de Almeida. Haverá visita guiada pela manhã além de exibição de filmes etnográficos e curtas metragens sobre Belém-memórias da cidade, com debates e rodas de conversas e três oficinas gratuitas ao público. 

E tem mais. O Hotel & Bistrot Le Massilia – Rua Gen. Henrique Gurjão, 236 – além do cardápio habitual da cozinha francesa, terá feijoada, cassoulet, peixe e pato no tucupi. O projeto Bike Anjo Belém ocupará a Praça da Bandeira, na Trav. Padre Eutíquio com João Diogo. Das  9h às 12h, a EBA – Escola Bike Anjo ensinará pessoas a pedalarem usando uma metodologia simples, aplicada em três passos. Inscrições: 9hh às 10h. O Bike Anjo leva as bicicletas, mas quem quiser levar sua bike fica à vontade.

O Peabiru Produtos da Floresta, na Ó de Almeida, 1083, entre Rui Barbosa e Benjamim Constant, bate um papo sobre Comida amazônica: Origens e usos no dia a dia, uma conversa para conhecer os produtos amazônicos, o desenvolvimento de suas cadeias produtivas junto aos produtores locais e seus usos no dia a dia. Haverá degustação de receitas da chef Dani Martins, feitas com ingredientes e produtos da Peabiru Produtos da Floresta.

Também será oferecida oficina de  noções básicas e práticas para iniciar sua compostagem em casa, dando novo destino para o lixo orgânico. No final da manhã haverá degustação de chocolates artesanais Nhayara Santos – Ornatos, além de música com voz e violão no ensaio aberto de MPB, com Igor e Harley.

A Elf Galeria, na Av. Governador José Malcher, Passagem Bolonha, número 60. Das 10h às 17h, traz a coletiva do acervo. Na Casa do Fauno, que fica na Rua Aristides Lobo, n⁰1061, entre Benjamim e Rui Barbosa, a manhã conta com cafés e comidinhas (pão, tapioca, bolos) e no aloço tem música, com Forró das Três e Meia e sabores do Norte e Nordeste – Cardápio: carne de sol, macaxeira e o nosso peixe com redução de tucupi.

De tarde tem Café Filosófico especial:  Estilo pra vida – Trazendo a arte pro cotidiano com Alice M., Mestra em filosofia pela UFMG, com dissertação sobre o estilo pra vida na obra de Nietzsche, e formada em consultoria de imagem pela Tânia Araújo, Alice M voltou para Belém para ajudar as pessoas a dar estilo à própria vida, através de conceitos da ética e de ferramentas de imagem pessoal, unindo teoria e prática num processo de autoconhecimento que vai muito além de roupa.

Passeio Geo Turistico, que nesta edição saí do 
Museu do Bonde, na Campina.
A Associação Amigos de Belém, junto aos parceiros do Circular, buscará, nesta edição, sensibilizar o público sobre a importância da coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos gerados por cada organização. A Associação conta com a colaboração de voluntários e cooperativas que estarão junto aos parceiros orientando sobre características dos materiais reciclados, separação adequada e formas de tratamento.

A proposta é que todos os resíduos dos parceiros sejam destinados às cooperativas de coleta seletiva e reciclagem. Parceiros, voluntários e cooperativas estarão juntos buscando ampliar uma atitude responsável relacionada à segregação e destinação adequada de materiais recicláveis. Nossa causa também é sua. Vem com a gente Amar Belém em Atitudes!

Serviço
25ª Circular do Circular Campina Cidade Velha. Domingo, 7 de abril, das 8h às 20h, em mais de 40 espaços e ações culturais situados nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto – Centro Histórico de Belém. Mais informações: www.projetocircular.com.br e https://www.facebook.com/ocircular/ @circularcampinacidadevelha ou (91) 98134.7719 (whatsapp).

Nenhum comentário: