10.4.19

Lucas Guimarães lança o segundo disco autoral

Fotos: Cinza Jambo
Lucas Guimarães faz do seu segundo disco uma profusão: batuques caboclos, baião, carimbó, maculelê. Poesia que versa sobre questões íntimas e políticas do existir. Com dez canções autorais, o músico lança “Valente”, seu novo trabalho, nesta sexta-feira (12), em todas as plataformas digitais. No sábado, 13, ele faz show em São Paulo.

Natural de Abaetetuba, Lucas foi atrás da sina de viver de arte. Mudou-se para Belém, onde lançou o primeiro álbum “Caliandares” (2015). O segundo disco é fruto de um processo iniciado ainda em 2017, quando Lucas começou a mostrar as canções do disco. Depois de circular com o show, formatou o novo trabalho no estúdio a partir de toda troca experimentada junto ao público. “Valente” foi concebido e gravado em Belém, com os músicos Isma Rodrigues (percussão) e Ney Andrade (baixo). A produção musical é de Renato Torres.

“O disco é punhado de canções em inteireza e prontidão de combate. Um combate lírico, sim, de ideias e lógicas peculiares, porque formadas por um coração que não foi abatido pelas soluções fáceis do parque-de-diversões indie: suas canções evocam o sangue da tribo, a terra preta da taba, o couro esticado dos batuques, mas sem traços ufanistas”, diz Renato, cantor e compositor.

A valentia está na pulsão pelo novo. O trabalho marca mais uma virada na trajetória de Lucas, o andarilho. Agora em São Paulo, o homem do interior da Amazônia  experimenta a vida na maior cidade do país. A capa do disco traz essa metáfora da inquietude: a Paxiúba, árvore que aparece na capa do disco. Ela é uma das poucas capazes de “caminhar”. Suas raízes são aéreas e ficam para fora da terra, assim ela se desfaz de uma raiz e nasce n’outra mais a frente, tornando possível o deslocamento.

Os traços da ilustração de Paxiúba são criação do músico e artista plástico paulista Kiko Dinucci- uma das maiores referências estéticas deste novo trabalho. 

“Kiko é um dos caras mais inventivos das últimas gerações. Conheci o trabalho dele quando ouvi o primeiro disco do Metá Metá, e fiquei espantado. O violão soava meio Baden, mas mais agressivo, era um nylon mas com arranjos que pareciam mais de guitarra. Aquilo mudou minha vida. A partir de então, descobri uma música mais ‘torta’, uma estranheza que muito me agrada”, conta Lucas.

O álbum abre em forma de oração. “Mantra” perpassa por muitos signos de religiosidade em busca de “tirar o ódio do coração e enxertar felicidade”. “A Vida” trata de dualidades, da beleza de saber do “yin yang” que forja o existir, e dos desafios de viver em meio ao caos político atual. Saudade é tema de “Vê se aparece”; a morte surge em “Breu”; a violência doméstica em “Dinorá”; a ambição em “Miúdo”; o humanismo e perseverança em “Avante”; e a condição de ser artista vindo d’outro lugar em “Abrigo”.

Em todas as composições, críticas sob o ponto de vista de um homem que partiu da Amazônia - num fazer artístico que combina a atmosfera mística da ancestralidade cabocla à condição de ser um indivíduo que hoje experiencia a liquidez da vida pós-moderna. “Quando vou escrever, sempre lembro de onde eu vim para poder desenvolver minhas ideias. Minha perspectiva sempre será de um homem do interior”.

Ficha Técnica

  • Produção Musical: Renato Torres e Lucas Guimarães
  • Músicos Banda: Neyvicton Trindade (baixo), e Isma Rodrigues (percussão) e Lucas Guimarães (violão e voz)
  • Músico convidados: Lariza, Tâmara Almeida de Aviz, Jimmy Góes, Arthur da Silva, Lari Xavier, Renato Torres, Thalia Sarmanho, Carol Magno e Gabriel Gaya.
  • Gravação, Mixagem e Masterização: Guamundo Home Studio
  • Ilustração: Kiko Dinucci
  • Identidade Visual: Lucas Gouveia
  • Planejamento de Campanha: Rodrigo Bittencourt Rodrigues e Mayara Tocantins
  • Gravação de Videos: RafaelCafé Sales e Michel Ribeiro
  • Fotos: Cinza Jambo
  • Assessoria de Imprensa: Gil Sóter
  • Maneger / Produção Executiva: Tainah Fagundes

Serviço
Lucas Guimarães lança o disco “Valente”, dia 12 de abril, em todas as plataformas digitais. Confira no site: lucasguimaraesmusic.com. Show dia 13 de abril, às 19h30, na Praça do Patriarca, em São Paulo (SP). Programação gratuita.

(Texto da assessoria de imprensa de Lucas Guimarães)

Nenhum comentário: