16.4.19

Mergulho imagético no arquivo de Geraldo Ramos

Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais de 2019, “Paisagens da memória- trajetórias de um olhar. Fotografias do arquivo de Geraldo Ramos”, é um projeto da artista-pesquisadora Madalena Felinto, em parceria com o fotógrafo. O vernissage é nesta terça-feira, 16 de abril, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, onde ficará aberta ao público até 14 de junho. A curadoria é do artista plástico Emanuel Franco.

Geraldo Ramos é atuante na Amazônia paraense há mais de 45 anos. Começou a fotografar na segunda metade da década de 1970 e até meados dos anos 1990 registrou aspectos da cultura popular amazônida paraense, na capital e no interior, por meio de incursões fotográficas a serviço do Museu da Imagem e do Som, MIS, do qual foi diretor, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Pará, SECULT. 

Entre 1992 até 2007, ele atuou na revista Ver-o-Pará, como Editor de Fotografia, publicação bimestral de conteúdo difusor da cultura amazônida paraense, assim como prestou serviço de fotojornalista para publicações nacionais (Veja, Exame etc.). Entretanto, as incursões fotográficas do artista antecederam a trajetória profissional e sempre estiveram presentes ao longo do trabalho institucional. 

A exposição que inaugura, traz como extensão a pesquisa “Uma poética do arquivo do artista: o contínuo desdobrar das paisagens da memória de Geraldo Ramos” (CAPES- PPGARTES- UFPA), de Madalena Felinto, que mergulhou no acervo do fotógrafo, destacando uma Amazônia palmilhada por dentro, por águas, por chãos, pelo interior do interior amazônico.

“Eu e Madalena temos uma parceria muito grande e ela conhece bem o arquivo. Não foi tão difícil chegar a esse recorte, embora o tamanho dele não seja tão simples. É claro que numa exposição não dá para abarcar tudo, fazer uma retrospectiva. Escolhemos alguns ritos e fatos e a partir dessa escolha inicial, resultando nesta exposição”, diz Geraldo Ramos.

Trabalhar com arquivos e acervos na Amazônia paraense ativa o desarquivar do processo de criação da pesquisa de Madalena, como gesto disparador de proposições epistêmicas compreensivas, uma espécie de "poiésis epistemológica", conceito urdido pela pesquisadora na tessitura do projeto. 

"O mergulho profundo neste arquivo trouxe coisas novas. Eu me descubro e redescubro muito olhando o arquivo", comenta Geraldo. "Gosto muito de fazer isso quanto tenho tempo, mas o recorte que me recordo agora é mais ou menos recente, um trabalho que fizemos em Marapanim e Bacuriteua, nas terras da família de Madalena. Fomos ate a nascente do rio. E foi muito bom entrar na floresta, que não é visitada há algum tempo, e encontrar a beleza da vegetação, dos rios e esse contato com a natureza que é muito bom, mais ainda sabendo que essas terras foram palmilhadas pelos passos, andares e olhos dos antepassados de Madalena”.

Desdobramentos em seminário e oficina

A exposição tem desdobramentos como um site, oficinas, ciclo de seminários, lançamento de duas publicações (uma impressa e outra virtual) e finissage. Todas as atividades são públicas e gratuitas. 

O ciclo de seminários será desenvolvido no Museu da UFPA, Mufpa, ao longo da exposição, assim como uma oficina, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia. Tudo isso também estará inserido na 17ª Semana Nacional de Museus (maio) e na 3ª Semana Nacional de Arquivos (junho), bem como o repositório institucional do International Council on Archives- ICA.

Na abertura do ciclo de seminários, na quarta-feira, 24, às 9h no Museu da UFPA, Mufpa, haverá um encontro com o fotógrafo Geraldo Ramos, o curador Emanuel Franco e Madalena Felinto. Sem necessidade de inscrição prévia, o diálogo vai proporcionar pistas sobre o percurso criativo e conceitual da exposição.

Além do patrocínio do banco, diversas instituições apoiam o evento: o Sistema Brasileiro de Museus- SBM; Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM; Arquivo Nacional; Fundação Casa de Rui Barbosa; International Council on Archives- Conseil International des Archives- ICA; Museu da UFPA, Mufpa; Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, PPGArtes- UFPA. 

Serviço
Exposição 'Paisagens da Memória- Trajetórias de um Olhar. Fotografias do Arquivo de Geraldo Ramos". Vernissage nesta terça-feira, 16, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia (Av. Pres. Vargas, 800 - Campina). Visitação: 17/04 a 14/06, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nenhum comentário: