30.4.19

Josette Lassance lança as crônicas de suas viagens

Viagens que resultam em narrativas. Nas 224 páginas de “Buen Camino, há relatos da passagem da escritora pela cidade do Porto, Paris, Barcelona e finalmente o caminho de Santiago. Dividido em capítulos e publicado pela editora Pakatatu, o livro já está sendo vendido na Espanha e já foi traduzido para o inglês. O lançamento, em Belém, será nesta sexta-feira, 03 de maio, às 19 h na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré.

Os escritos de “Buen Camino” soam como diários e narram os acontecimentos dos dias que a escritora passou viajando. “Caminhei pela Galícia, pelas estradas, rodovias e trilhas. Fiz três viagens. Em 2014, 2016 e 2017. O livro fala da primeira e da segunda. Fui até Finisterra, o fim do mundo, onde tem um farol e o marco zero do caminho de Santiago”, conta Josette.

Realizado de forma independente, sai agora pela editora Pakatatu, com prefácio de João de Jesus Paes Loureiro, Micheliny Verunsky e orelha da Mercedes Lopez. A inspiração, além do gosto próprio por viajar, também vem da literatura. A escritora mergulhou em relatos de viagem nas obras de Henry Miller, Jack Kerouac, Cheryl Strayed, além dos poetas franceses, Rimbaud e Baudelaire. “Todos esses escritores gostavam de escrever em suas viagens”, comenta. 

É a primeira vez que se arrisca a escrever sob o impacto de longas caminhadas pela Europa. Encontrou-se com diversas culturas, passou frio, teve medo, mas principalmente se deu ao alumbramento de se deixar caminhar. Além disso, o exercício do relato, lhe trouxe aprimoramento na escrita.

“Amadurecer a escrita é consequência de uma longa jornada, escrever com paciência, com prazer, degustando os momentos, observando e lendo. Principalmente aguçando a percepção. Mergulhando nos dias intensamente, olhando o outro sem superficialidade. O trajeto do caminho foi um acontecimento de mergulho espiritual. De forma pagã, é verdade. Busquei ter fé e refleti sobre a vida”, reflete Josette.

A autora já participou de diversas feiras do livro, como a de Porto Alegre e Fórum das letras, em Ouro Preto, em 2011. Tem poemas e contos publicados em antologias nacionais e internacionais, como Di Literatura Contemporânea, Trento, Itália, 1997 e Poesia do Grão Pará, RJ, organização de Olga Savary, de 2001. Ganhou o 1º Lugar no concurso “Chuva de Arte Amazônica”, Belém do Pará, 1981, e o 2º Lugar no II Concurso Internacional de Prosa e Verso de Ponta Grossa”, PR, 1999; e também no Concurso de Crônicas da Ed. Folheando, 2018. Atualmente participa do projeto Literatura por Elas e segue sua trajetória flanando nas esferas dos independentes. 

“Sempre fui independente. Com independência me sinto mais livre para escrever o que eu quiser. Sinto que tenho aperfeiçoado minha escrita, de uma forma peculiar, sim, mas sempre efêmera no quesito estilo. Escrever relatos, para mim, está sendo uma inovação e que me identifiquei muito porque viajar é um dos maiores prazeres da vida”, diz.

Uma jornada entre a prosa e a poesia

Escritora e professora, formada em História e Artes Visuais pela UFPA, e pós-graduada em Artes pela Universidade Estadual do Pará, Josette se considera um pouco poeta e contista, cronista e contadora de relatos reais.

“Tenho sim, poesias espalhadas em livros e publicações, mas o meu forte mesmo é a prosa.  Tenho quatro livros de contos, mas estou com três livros de poesia publicados e mais um agora que fiz junto com Olga Savary e Guiomar de Grammont que será lançado no Rio de Janeiro em julho deste ano”.

“Escrevi um poema sobre Belém que fez parte de uma plaquete junto com poetas do Pará, Belém 400 anos, publicado pelo site Cultura Pará, com organização do Vasco Cavalcante”. Paralelo a divulgação de seu novo livro, ela tem mergulhado em leituras. 

“Gosto de ler autores profundos, tenho lido ultimamente muitas biografias, história, arte, Hilda Hilst, Airton Ortiz, cartas de van Gogh, livros sobre cinema, fotografia, sou bem diversificada em leitura porque dou aulas de arte na escola pública e sempre me atualizo. Tenho lido bastante ultimamente porque me aposentei de um trabalho na parte da manhã”.

Para o lançamento de “Buen Camino”, com o espírito liberto, ela tem suas expectativas. “Gostaria de ler no dia do lançamento, ou que alguém lesse, uns trechinhos pequenos do livro. Terá um microfone no dia. Estou fazendo um pequeno coquetel, por minha conta, por isso estou vendendo camisas”.  O livro custa R$ 30,00 e a camisa também. “Mas se comprarem os dois, faço por R$ 50,00”, avisa. 

Publicações da autora

Vida de Bruxa (poemas); Os gatos nus passeiam sobre os telhados sujos (contos); Galeria dos Maus (poemas e crônicas), O Prédio (contos); Os cinco felizes (contos), Editora Pakatatu. Crônicas, Sonhos e Cafés e Buen Camino, Relatos de Viagem, 2019, Editora Pakatatu; Sintonias & Delicadezas, com Guiomar de Grammont e Olga Savary.  

Serviço
Lançamento de “Buen Camino, relatos de viagem”, de Josette Lassance. Nesta sexta-feira, 3, às 19h, na Casa das Artes (antigo IAP, ao lado da Basílica de Nazaré).

Nenhum comentário: