26.5.09

Alberto Bitar expõe Efêmera Paisagem

Nostalgia, saudade, memória. O fotógrafo paraense Alberto Bitar revisita a infância na série ‘Efêmera Paisagem’, que entra em cartaz no dia 2 de junho no Espaço Cultural Banco da Amazônia, em Belém (PA) e permanece aberta a visitação publica até o dia 3 de julho.

Neste trabalho, o artista refaz em imagens as viagens que fazia com a família em direção à Mosqueiro, uma ilha banhada pelas baías do Guajará e do Marajó, a 70 km de Belém. Pela janela do carro, cenários se dissolvem na velocidade e vultos desaparecem com igual rapidez à margem da estrada. Bitar volta ao passado e relembra com afeto a companhia dos pais.

Fotografar da janela de veículos em movimento é algo que atrai Bitar desde o início de sua carreira. “Me chamam atenção as distorções causadas pelo movimento, as formas que resultam da soma das baixas velocidades na captura com as velocidades elevadas do veículo. Somente a pouco tempo percebi que essas imagens me transportam àquelas viagens da infância”, conta.

Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais, ‘Efêmera Paisagem’ tem curadoria de Marisa Mokarzel e é composta por 19 fotografias e um vídeo. Em 2008, um díptico da série recebeu Prêmio Aquisição do Salão Arte Pará. Já o vídeo, ainda inédito em Belém, foi selecionado pelo programa Rumos Artes Visuais 2008/2009, promovido pelo Itaú Cultural, e participa de exposições em São Paulo, Rio Branco, Salvador e no Rio de Janeiro ainda neste ano.

Serviço
Exposição ‘Efêmera Paisagem’, do fotográfico Alberto Bitar, de 2 de junho a 3 de julho no Espaço Cultural do Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, 800 – (91) 40083334. A entrada é franca.


Nenhum comentário: