Desde 2002, ano do 1º Prêmio IAP de Literatura, foram contemplados 28 livros, nos gêneros conto, romance, poesia, teatro, literatura infantil, dramaturgia, ensaios, auto popular e história em quadrinhos. Os premiados no ano de 2008 serão lançados ainda neste semestre, juntamente com o edital 2009.
A programação do Roda Palavra começa nesta quinta-feira, dia 14, às 18h, com participação dos escritores Paulo Vieira, autor de “Infância Vegetal” (poesia), e Edílson Pantoja, autor de “Albergue Noturno” (romance). Serão debatidos temas como as fronteiras entre os gêneros literários, o mercado editorial e a importância da crítica literária, com mediação do escritor Vicente Cecim, da Gerência de Artes Literárias e Expressão de Identidade do IAP. A programação é aberta ao público.
Vicente Cecim destaca a importância de um prêmio que se compromete com a edição da obra. “Além de revelar novos autores, o prêmio tem o papel de impulsionar o trabalho desse autor, na medida em que oferece uma quantidade expressiva de exemplares publicados que pode ser vendida e distribuída livremente”, explica.
Criado em 2002, o Prêmio IAP de Literatura foi o primeiro no Estado a garantir a publicação das obras dos autores contemplados, ampliando as possibilidades de projeção nacional e internacional. Cada autor recebe uma tiragem de mil exemplares, além de participar de uma noite de autógrafos realizada pelo instituto.
Desde a sua primeira edição, o prêmio já contemplou nomes como Ailson Braga, Dand Moreira, Adriano Barroso, Walter Freitas, Carlos Correia Santos, Edílson Pantoja, Nilson Oliveira e Guaracy Brito Junior, entre outros.
Serviço
Projeto Roda Palavra, com participação dos escritores Paulo Vieira, autor de “Infância Vegetal” (poesia), e Edílson Pantoja, autor de “Albergue Noturno” (romance). Nesta quinta-feira, dia 14, às 18h, no Auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica), com mediação do escritor Vicente Cecim. A programação é aberta ao público.
Informações: IAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário