25.5.09

Júlio irá Voar nesta quarta-feira

O espetáculo “Júlio Irá Voar”, do Grupo Palha deAdicionar imagem Teatro será uma das atrações da programação cultural de abertura da I Mostra Júlio Cezar de Ciência e Tecnologia no Pará, que acontece nesta quarta-feira, 27, às 17h, no Teatro Waldemar Henrique. O nome do evento homenageia o descobridor dos princípios da aerodinâmica. Júlio Cezar foi também jornalista, inventor e escritor paraense.

A peça “Júlio Irá Voar” é de Carlos Correia Santos, baseada na vida Julio Cezar Ribeiro de Souza. A obra foi vencedora do Primeiro Lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia Categoria Adulto Região Norte, 2004, e ganhou montagem do Grupo Palha, com direção e encenação de Paulo Santana. A consultoria geral do espetáculo é de Luis Carlos Bassalo Crispino, pesquisador e escritor que estará presente na abertura do evento e irá falar sobre "Júlio Cézar Ribeiro de Souza, inovação, ciência e tecnologia no Pará".

Júlio Cézar Ribeiro de Souza nasceu no município de Acará, em 13 de junho de 1843. Além de inventor, foi considerado "príncipe" dos poetas paraenses, destacando-se ainda como professor competente, autor de uma gramática premiada e destacado funcionário público, tendo sido diretor da Biblioteca Pública e secretário de Estado.

A programação contará, ainda, com a palestra do prof. Luís Bassalo Crispino, que falará sobre “Júlio Cezar Ribeiro de Souza: Inovação, Ciência e Tecnologia no Pará”; além da apresentação musical de voz e piano com Rafael Noleto e Eliana Cutrim.

Além das escolas públicas, a programação também chegará a espaços culturais dos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Marabá, Salvaterra e Santarém, se estendendo até o mês de outubro, com objetivo de descentralizar as ações da capital, possibilitando que alunos e professores de outros municípios tenham uma maior participação nas atividades relacionadas à ciência, tecnologia e Inovação.

O evento de abertura da mostra marca o início de uma vasta programação que será realizada nas escolas públicas do Estado como forma preparatória para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontecerá em outubro e cuja campanha de divulgação será lançada também neste evento pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio de Abreu Monteiro.

A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), e tem como objetivo divulgar temas relacionados à ciência e à tecnologia para alunos e professores das escolas do ensino fundamental e médio da rede pública.

Programação

Abertura
27 de maio
17 h. Teatro Experimental Waldemar Henrique
(avenida Presidente Vargas, 645 - Praça da República)

Mural de Poesias
autoria de Júlio Cézar

Lançamento da Campanha de Divulgação
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009

Palestra
"Júlio Cézar Ribeiro de Souza, inovação, ciência e tecnologia no Pará"
Palestrante: Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino

Espetáculo teatral
"Júlio irá voar" - Grupo Palha

Apresentação musical
"Um Tributo a Waldemar Henrique" - Voz e Piano: Rafael Noleto e Eliana Cutrim


Nenhum comentário: