26.5.09

Mostra Júlio Cezar abre com objetivo de popularizar a ciência no Estado do Pará


Com o objetivo de popularizar a ciência no Estado do Pará, acontece nesta quarta-feira, 27, às 17h, a abertura da Mostra Júlio Cezar de Ciência e Tecnologia, realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – Sedect - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – Fapespa - e da Empresa de Processamento de Dados do Pará, Prodepa.

O evento, aberto ao público, ganha espaço no Teatro Waldemar Henrique, e inicia com o lançamento da campanha de divulgação da Semana Nacional de C&T que acontecerá em outubro; em seguida haverá uma palestra do professor Luis Carlos Bassalo Crispino, que vai falar sobre "Júlio Cézar Ribeiro de Souza - inovação, ciência e tecnologia no Pará" e, fechando evento mais duas apresentações: do espetáculo “Júlio irá Voar”, do Grupo Palha, e da atração musical de voz e piano com Rafael Noleto e Eliana Cutrim.

A apresentação de Rafael Nolleto e Eliana Cutrim contará com um repertório especial, onde a dupla faz um apanhado geral dos trabalhos que vêm desenvolvendo nos shows “Trovas Brasileiras” e “O Cantor e a Pianista” e, ainda, por se tratar de um evento onde está inserida uma mostra de ciência e cultura que leva o nome de uma grande personalidade da ciência no Pará, Júlio Cezar, Rafael Nolleto também avisa que a dupla vai privilegiar obras de compositores paraenses como, por exemplo, Jayme Ovalle, Waldemar Henrique e Altino Pimenta, entre outros.

“Tais compositores, assim como Júlio Cezar, foram responsáveis pela (re) invenção e fortalecimento da canção no Brasil. É uma grande satisfação para o nosso duo retomar nossas atividades nos palcos com esta participação num evento de tal grandeza. Ainda em 2009, pretendemos fazer alguns recitais com o novo repertório que estamos ensaiando”, explica Rafael Nolleto.

O evento de abertura da mostra marca o início de uma vasta programação, como forma preparatória para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em outubro. A programação chegará também às escolas e espaços culturais de outros municípios, como Abaetetuba, Castanhal, Marabá, Salvaterra e Santarém, com objetivo de descentralizar as ações da capital, possibilitando que alunos e professores de outros municípios tenham uma maior participação nas atividades relacionadas à ciência, tecnologia e Inovação.

PROGRAMAÇÃO

Abertura - 27 de maio
Local - Teatro Experimental Waldemar Henrique
(Av. Presidente Vargas, 645 - Praça da República)

17h - Lançamento da Campanha de Divulgação - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009

17h30 – Palestra - "Júlio Cézar Ribeiro de Souza, inovação, ciência e tecnologia no Pará" - Palestrante: Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino

18h - Espetáculo Teatral - "Júlio irá voar" - Grupo Palha

19h - Apresentação musical - "Um Tributo a Waldemar Henrique" - Voz e Piano: Rafael Noleto e Eliana Cutrim

Nenhum comentário: