6.5.10

Debate sobre o ProCultura em Belém será no dia 14 de maio

O debate sobre o Pro-Cultura, em Belém, não vai mais acontecer nesta sexta-feira, 07, no Centur, como chegou a ser confirmado pelos organizadores.


Na foto, o debate, em Salvador

O encontro foi adiado para o dia 14 de maio. Mas o local, a hora e a vinda da deputada federal Alice Portugal, relatora da lei, não estão definidos.

O objetivo do encontro é discutir e receber propostas e contribuições do público interessado, para o aperfeiçoamento do Projeto de Lei enviado pelo Ministério da Cultura (Minc) ao Congresso Nacional que institui o ProCultura, trazendo inúmeras mudanças para a Lei Rouanet.

Os debates vem acontecendo em todas as regiões do país, promovidos pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados. No final de abril, a reunião aconteceu em Salvador e lotou o Teatro São Cristóvão.

Para o ministro Juca Ferreira, que esteve no encontro, o ProCultura traz modificações que possibilitam a projetos culturais, sem apelo de mercado, mais acesso a recursos públicos.

Com o ProCultura, haverá uma inversão: 20% do financiamento será via renúncia, e 80% se dará pelo orçamento do Ministério. O ministro criticou o fato de grande parte do empresariado brasileiro não investir em cultura. “Precisamos desprivatizar o Estado. O Ministério não é contra a parceria público-privada. Temos interesse em fazer uma parceria”, destacou.

Para a deputada federal Alice Portugal, além de descentralizar recursos com critérios públicos, o ProCultura “modifica o espírito da Lei Rouanet, que finge que a iniciativa privada investe em cultura, mas a maioria do recurso é público”.

Fonte: leia toda a matéria
de cobertura do evento,
em Salvador, na página
da Agência de Notícias de Sergipe.

Nenhum comentário: