18.5.10

“Miguel Miguel” terá seis episódios e versão em longa metragem

Escolher cenas de um filme para serem cortadas é sempre uma tarefa dolorida para qualquer diretor.

Talvez por isso, o realizador Roger Elarrat tenha preferido deixar nas mãos da TV Cultura, a decisão final do que fazer com as cenas a mais que foram gravadas em “Miguel Miguel”, minissérie premiada pela Funtelpa, e gravada em julho e agosto do ano passado em Belém.

Com direção de Roger Elarrat e fotografia de Carlos Ebert.ABC, a obra traz nos papéis principais Yeyé Porto e Henrique da Paz, além de um elenco vindo do teatro paraense e de participações especiais, como a do compositor Nego Nelson, no papel de Miguel.

Elarrat, que também está montando a versão de longa metragem para a minissérie levou, na semana passada, as seguintes questões ao diretor da emissora:

“Ou cortávamos estas cenas a mais e mantínhamos o plano original de 5 episódios de 13 min., ou incluíamos essas cenas a mais só na versão de um filme único ou, ainda, criávamos um episódio a mais”, disse ao Holofote Virtual, logo após a reunião com o diretor da TV.

A ideia de um sexto episódio foi logo aceita por João Plaza, que também pediu cópia da versão da obra em longa metragem, com interesse em exibi-la mais tarde pela emissora. A edição digital em longa ficará com 1h e 20min.

“E teremos possivelmente uma cópia em 35mm, se conseguirmos captar através da carta da Lei Semear”, explica.

A estréia tanto da minissérie na TV Cultura e quanto no cinema ainda não tem data marcada. Roger conta que ainda a equipe ainda está revisando a trilha sonora e gravando alguns dos últimos temas, já criados.

“É um processo lento porque o compositor grava todos os instrumentos e, ao mesmo tempo, ainda estamos finalizando uma abertura em desenho animado, que levou uns 8 meses pra sair”, revela.

O último passo da edição será a correção de cor das cenas. Ebert está acompanhando o processo todo à distância. Segundo Roger ele já recebeu um DVD com uma edição prévia para adiantar o trabalho.

Novo curta – Antes de começar a produzir um outro filme também premiado em edital, Roger diz que precisa “enterrar Miguel de vez”, diz ele brincando com a história escrita por Haroldo Maranhão, e da qual, em uma livre adaptação, surgiu a minissérie.

Mas o fato é que já há outro trabalho em vista. Intitulado “Juliana contra o jambeiro do Diabo pelo coração de João Batista”, o roteiro de curta foi premiado com o Edital para Curta Metragens do MinC, no final de 2009.

A história deve ser filmada em locações como Mosqueiro e São Caetano de Odivelas, dependendo das parcerias a serem firmadas.

“Acho que começaremos a pré-produção deste novo filme no segundo semestre, só não sei se filmarei em dezembro de 2010 ou no início do ano que vem”, reflete.

Inspirado na tradição do boi de máscaras, o roteiro revela a história de um homem, cuja alma foi roubada pelo diabo. Disposto a enfrentá-lo, este homem retorna a sua cidade, onde toda a história se desenrola.

“Já conhecia a manifestação, que vi em uma apresentação em Belém. Mas a idéia de colocar esta referência, no filme foi do Adriano Barroso, que é co-roteirista neste trabalho”, conclui Elarrat.


Nenhum comentário: