28.5.10

Neste sábado: In Bust encerra projeto "Circula Catolé" no Casarão do Boneco

Não é de hoje que o In Bust Teatro com Bonecos circula pelos municípios paraenses.

Desde 2004, com o Bonecos na Estrada e Bonecos pelos Rios, o grupo chegou em 50 cidades, incluindo aí aquelas alcançadas por via fluvial, rompendo fronteiras e chegando até a capital do Amazonas, Manaus.

Mais recentemente, com o Circula Catolé, projeto que recebeu o Prêmio Funarte Myriam Muniz, o grupo esteve em mais quatro cidades.

Primeiro, em Rondon do Pata e Marabá, no sudeste paraense, entre 07 e 09 de maio, depois em Abaetetuba e Cametá, no nordeste do estado, entre 13 e 16.

Na bagagem, o espetáculo “Catolé e Caraminguás“ e um workshop inspirado nos jogos teatrais que nortearam a montagem deste último trabalho do grupo.

Para encerrar a jornada, será realizada uma programação neste sábado, a partir das 19h, no Casarão do Boneco. Antes da apresentação do espetáculo, que mostra a família Peperone, uma trupe de teatro, às voltas com a montagem de um novo texto, serão projetadas as fotografias de registro do projeto nestas cidades.

Mais de 500 pessoas, entre público e participantes dos workshops tiveram acesso ao trabalho do grupo, que atua com a linguagem do teatro de formas animadas, há 14 anos, tempo de trabalho que será completado neste mês de junho.

Desde o ano passado, tenho acompanhado o In Bust nestas circulações, fazendo o registro fotográfico das ações. Mas as fotos, em princípio, eram apenas uma forma de prestação de contas, digamos assim, para com o patrocinador, como é de praxe. Mas desta vez não.

Além disso, elas agora serão levadas ao público. A intenção não é de promover uma exposição. Nada disso, mas sim, mostrar às pessoas como isso tudo acontece, desde a saída do grupo do Casarão e a viagem pelas estradas e travessias de rios, até a chegada aos municípios.

Há registros da montagem do cenário, a preparação dos atores, a movimentação dos bastidores, momentos do workshop e, o principal, as apresentações do espetáculo e a reação do público ao entrar em contato com a linguagem do teatro com bonecos.

Não serão mostradas apenas as fotos clicadas por mim. Reuni também as fotografias do Aníbal Pacha e do Paulo Ricardo Nascimento, integrantes e fundadores do In Bust, que também estão sempre com uma câmera na mão, durante as viagens.
O In Bust é formado por Paulo Ricardo, Aníbal Pacha, Adriana Cruz e Cristina Costa. Nesta circulação, o grupo conta ainda com os atores manipuladores Marilea Aguiar, Michel Amorim e Charles Wesley, especialmente convidados pelo grupo para este espetáculo.

Circulação - O In Bust trabalha com esta linguagem unindo o ator e o boneco dentro de uma mesma apresentação. Há seis anos, o grupo resolveu sair de Belém e pegar estradas e rios para divulgar e dar acesso ao público a este tipo de linguagem.

"O Circula Catolé é na verdade mais um projetinho que faz parte de um projeto maior que é o de circular em todos os municípios do Pará e permitir que as pessoas conheçam este trabalho”, explica a dramaturga e diretora do grupo, Adriana Cruz.

Hoje, quando completa mais um ano de atuação, o In Bust se mostra maduro e tem reconhecimento. Mas para chegar a este nível profissional foi necessário muito trabalho e determinação.

“A primeira coisa que a gente teve que fazer para isso se tornasse profissional foi legalizar o grupo, registrar e depois disso batalhar por um espaço próprio. A partir daí começamos a aprovar projetos em editais, e obter patrocínio via lei de incentivo municipal, estadual e até federal.

E fomos conseguindo um ótimo resultado, ganhamos bons parceiros, como é o caso do Banco da Amazônia, que já nos patrocinou várias vezes”, diz a diretora. Adriana fala ainda sobre o retorno maior do grupo que é sentir a reação da platéia e fazê-la participar ativamente.

“O público faz parte da dramaturgia. Não tem nenhum espetáculo nosso em que ele não participe, afinal é a plateia que dá vida aos bonecos.

As crianças embarcam nas nossas histórias, nas nossas viagens, conversam com o boneco. E o adulto acaba se encantando também. A gente diz que a nossa missão é alterar o estado de quem assiste”, finaliza.

Catolé e Caraminguás - O espetáculo foi montado em 2008, através do Edital Prêmio Cláudio Barradas - Fomento às Artes Cênicas – Secult. Traz em cena os atores Cristina Costa (Raimunda), Marilea Aguiar (Manoela), Charles Wesley (Koshiro) e Michel Amorim (Zulu), além de Aníbal (Saul). A pintura de panada é de Maurício Franco e a trilha sonora é de Fabrício Cavalcante.

Adaptada do original de Martins Pena “Os Ciúmes de um Pedestre ou o Terrível Capitão do Mato”, a montagem levou cinco meses para estrear. Desenvolvido a partir da linguagem de teatro com bonecos, peculiar ao In Bust, o trabalho partiu das pesquisas sobre as companhias da Comedia Dell’Arte.

Para o jogo entre os atores e a improvisação premeditada, foram escolhidos bonecos do tipo fantoches, originários das trupes européias dos séculos XVII e XVIII e populares nas brincadeiras de mamulengo do nordeste do Brasil.

Serviço
Encerramento do projeto Circula Catolé, do Grupo In Bust Teatro com Bonecos. Neste sábado, 29, a partir das 19h, no Casarão do Boneco (Av. 16 de novembro, 815, prox. São José Liberto).

Na programação, projeção de fotos da circulação pelos municípios de Rondon do Pará, Marabá, Abaetetuba e Cametá e apresentação do espetáculo “Catolé e Caraminguás”. Entrada franca. Mais informações: (91) 3241.8981 e (91) 9941.8071. Entrada franca.


Nenhum comentário: