31.5.10

Em Belém: seminário itinerante discute a economia da cultura

Dentro da programação será lançado o livro “Economia da Cultura: ideias e vivências”

O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conta com o apoio dos SEBRAEs estaduais e da Garimpo de Soluções.

Em Belém, o evento acontecerá no Museu Histórico do Pará, a partir das 14h desta terça-feira, 01 de junho.

A proposta do seminário itinerante surgiu a partir da identificação de demandas regionais por meio de informações instrumentais acerca do potencial econômico da cultura voltado para o desenvolvimento dos estados das nove cidades visitadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O seminário visa, além de promover a reflexão sobre a temática proposta, incentivar a implementação de ações integradas entre destacadas instituições públicas e privadas das localidades, objetivando contribuir para a profissionalização do setor e a consequente qualificação e ampliação dos resultados junto às populações regionais.


Complementando as palestras, haverá o lançamento do livro “Economia da Cultura- ideias e vivências”, organizado por Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco, que reúne pesquisas, conceitos e relatos institucionais que aprofundam o assunto de maneira esclarecedora e descomplicada.

Em cada região estão sendo contempladas três capitais, (na foto acima, o seminário em Aracaju-SE) articulando potenciais agentes públicos e privados envolvidos nesse processo, mediante trocas de experiências, com intuito de contribuir para se lançar as bases de programas estaduais e municipais voltados à dinamização dos setores socioculturais.

Cada seminário é estruturado em três mesas redondas, compostas por um especialista nacional e um representante local, de modo a garantir o maior leque possível de informações e relatos, por parte dos palestrantes e a necessária segmentação para o contexto regional, por parte do convidado local. Cada mesa durará cerca de uma hora e meia.

Público-alvo: Gestores, produtores e atores da cultura; economistas; administradores; sociólogos; profissionais da área de comunicação; turismólogos; arquitetos e urbanistas; jornalistas; profissionais de relações internacionais; estudantes e interessados em geral.


Programação

14h - Recepção e credenciamento.

14h30 - Abertura

14h45 - Mesa I - A Cultura no cenário brasileiro - contexto e futuro – Kátia de Marco (ABGC e UCAM)

15h30 – Palestra com Cincinato Marques Júnior – Secretário de Estado de Cultura

Debate com o público.

16h15 - Mesa II – Economia da cultura – uma abordagem prática – Leandro Valiati (UFRGS)

17h – Palestra com Nicolau Amador – Produtor Cultural e Músico

Debate com o público

18h - Mesa III - Economia da cultura e desenvolvimento – estratégias nacionais e panorama regional – Ana Carla Fonseca Reis (ONU e Garimpo de Soluções)

18h45 – Palestra com representante do Banco da Amazônia
Debate com o público

19h30 - Lançamento do livro: Economia da cultura – ideias e vivências / Editora: e-livre, RJ

20h - Encerramento.

Serviço
Seminário Nacional Economia da Cultura: Nesta terça-feira, 01 de junho, a partir das 14h, no Museu Histórico do Estado do Pará(MHEP) - Palácio Lauro Sodré / Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. Patrocínio: Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. Realização: Associação Brasileira de Gestão Cultural. Apoio: Garimpo de Soluções – economia, cultura & desenvolvimento.

Fonte: ABGC - Associação Brasileira de Gestão de Cultural . Mais informações, também no site da Secult-PA.

Nenhum comentário: