1.3.11

Fazedores de teatro do Pará se mobilizam para congresso brasileiro

Encontro preparativo para a Conferência Nacional de Cultura, em 2010
Com data confirmada para os dias 26 e 27 de março, em Osasco-SP, o Congresso Brasileiro de Teatro pretende discutir, de forma ampla, temas que dizem respeito às políticas culturais voltadas ao teatro em todo o país

E para levantar temas referentes a estas políticas no Pará, artistas e técnicos ligados ao teatro em todo o estado realizam, em Belém, dois encontros, o Fórum Municipal de Teatro e o I Congresso Estadual de Teatro do Pará, que acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de março, no Instituto de Artes do Pará – IAP. 

Na intenção de trazer e reunir aqui na capital, grupos dos mais distantes municípios e de todas as macro-regiões do estado, um grande esforço de grande mobilização vem sendo feita através de redes sociais como a da Rede de Teatro da Floresta, Facebook e por meio do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará, que coordena estas ações a partir da capital.

Criado em janeiro de 2010, o fórum agrega trabalhadores-artistas que se empenham pela valorização e fortalecimento da linguagem teatral e que desde então vem se reunindo em espaços físicos e virtuais para discussão e troca de informações sobre as atividades teatrais no Estado do Pará. 

No ano passado foram realizados vários encontros como prepração para  a participação da classe na Conferência Nacional de Cultura, em Brasilía. Outro bom exemplo dessa iniciativa foi a criação de propostas ao Plano Estadual e Municipal de políticas culturais para o teatro,  e que serão apresentadas a todos os participantes desses encontros que serão realizados no IAP.

Nos encontros do Fórum Livre já estiveram, entre outros, representantes dos grupos In Bust Teatro com Bonecos, Grupo de Experimentação em Teatro em Miniatura, Cia. Teatral Fênix, Amazônia Imaginária, Usina Contemporânea de Teatro, Notáveis Clowns, Cia Theatro, Badalação Produções, Grupo Flor de Liz, Cia de Teatro Madalenas, Cia. Atores Contemporâneos, Intimídia, Grupo Experiência, Cia. Em Cores, Grupo Anthares, Desabusados Cia., Cia. Infinito de Arte, A TRAMA, Palhaços Trovadores, Federação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro, Movimento Briga Teatro, Rede Teatro da Floresta e diversos artistas teatrais independentes.

PROGRAMAÇÃO

11/03 - I Encontro de Teatro de Belém
10h às 13h- Credenciamento
15h às 17h- Abertura com Mesa Redonda: Panorama do Teatro na cidade de Belém
17h30 às 19h– Grupos de Trabalho – GTs
19h15 às 21h – Plenária

12/03 - I Congresso de Teatro do Estado do Pará
10h às 12h- Credenciamento
14h às 17h- Abertura com Mesa Redonda: Panorama do Teatro no Estado do Pará
17h às 18h– Divisão dos Grupos de Trabalho – GTs

13/03 - I Congresso de Teatro do Estado do Pará
10h às 13h- Grupos de Trabalho – GTs
15h às 18h- Plenária seguido de encerramento

Serviço
Os interessados em participar do Fórum Municipal e do Congresso Estadual podem obter mais informações com a comissão organizadora, através dos telefones:  (91) 9152-7767 e (91) 8181-8086.

Nenhum comentário: