11.3.11

Teatro em foco neste final de semana em Belém

Foto do acervo do blog: cortejo de teatro, em frente ao IAP, em 2010
O Encontro Municipal de Teatro de Belém começa nesta sexta-feira, 11, a partir das 14h, no Instituto de Artes do Pará, onde no sábado, 12, e domingo, 13, acontece também o Congresso Estadual de Teatro do Pará. Veja a programação.

Pessoas do teatro em Belém e de vários municípios estão mobilizados e já confirmaram a participação. 

O encontro pretende ser um marco histórico, juntando FESAT, FACES, ATAS, Rede Teatro da Floresta, Movimento Briga Teatro e muitos grupos e fazedores empenhados no fortalecimento e valorização da atividade teatral do Pará para discussão de assuntos comuns a todos.

O ato empenhará sedimentação e firmeza às proposições para as políticas públicas para o teatro na cidade de Belém e no Estado todo. Os encontros também são preparatórios para a participação de representantes paraenses no Congresso Brasileiro, que acontecerá nos dias 26 e 27 de março, em Osasco-SP, onde serão discutidos temas que dizem respeito às políticas voltadas ao teatro em todo o país.

Os interessados em participar dos encontros em Belém podem fazer a inscrição no local, nesta sexta-feira, ou no sábado. Na programação, pretende-se discutir propostas para uma política cultural voltada ao teatro em Belém e no Estado, por meio de Planos Municipal e estadual de Teatro.

Para Belém, entre outras sugestões de adoção imediata está a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, de acordo com o proposto no Sistema Nacional de Cultura. Outra sugestão será a criação de Edital para Circulação de espetáculos de Teatro pelas sedes públicas da Cidade de Belém. Para o Estado, entre outras ações urgentes está a reestruturação do Sistema Integrado de Teatros, de acordo com o proposto no Plano Estadual de Cultura.

Leia mais sobre a programação no site dos Produtores Criativos, que participam da organização dos eventos.

Nenhum comentário: