2.3.11

Lemon Tree mostra a face cruel do conflito entre Israel e Palestina

Considerado uma obra-prima, o filme será exibido neste final de semana em Belém, nos dias 5 e 6, no Cine Sesc Boulevard, sempre às 16h, com entrada franca. Na tela, o conflito étnico entre Palestina e Israel, além da delicada situação da mulher árabe.

Lemon Tree tem seu fascínio, entre cem outros aspectos, porque aborda a milenar incapacidade de judeus e árabes conviverem, admitindo a existência um do outro. Dirigido por Eran Riklin (também de A Noiva Síria), o filme ganhou o Prêmio do Público no Festival de Berlim.

Feito por um israelense e estrelado por uma palestina Hiam Abbass (Salma Zidane), o filme traz como argumento a disputa de terras, ideologias religiosas, machismo e preconceito são os principais motivos para a eterna guerra entre Palestina e Israel

Salma é uma palestina, viúva, que vive do pomar de limões na Cisjordânia, criado pelo pai dela 50 anos antes. Ao longo de toda a sua vida, ela regou, cuidou, tratou dos limoeiros. O pomar fica exatamente junto à fronteira com Israel. Um dia, mudam-se para a bela casa do lado israelense, o próprio ministro da Defesa do país, Israel Navon (Doron Tavory), e sua mulher Mira (Rona Lipaz-Michael). É quando o serviço secreto israelense decide que é preciso botar abaixo os limoeiros, para garantir a segurança do ministro, mas Salma decide resistir como for possível.

A trilha sonora, de Habib Shadahreu, também é excelente e traz como canção original Lemon Tree, que dá nome ao filme, é a música que nós brasileiros conhecemos como Meu Limão, Meu Limoeiro, mas a distribuidora do filme optou por deixar com seu título internacional, sem tradução.

O longa, que envolve o espectador conseguindo tratar tal realidade com beleza e sentimentos, faz parte do projeto Cine Sesc, que tem como objetivo facilitar o acesso da população a filmes premiados e, em 2011, sempre com programação nos finais de semana e com entrada gratuita.

Lemon Tree - De Eran Riklis, Israel-França-Alemanha (2008 - Cor, 106 min; Com Hiam Abbass (Salma Zidane), Rona Lipaz-Michael (Mira Navon), Ali Suliman (Ziad Daud), Doron Tavory (Israel Navon); Argumento e roteiro Eran Riklis e Suha Arraf;Música Habib Shadah; Fotografia Rainer Klausman; Produção Eran Riklis Productions, Heitmatfilm.

Serviço
No Cine Sesc Boulevard, sexta, 05, e sábado, 06, às 16h - Boulevard Castilho França, n°522/523. Informações: 91 3224-5654/5305/ 4005-9584/9587.

Nenhum comentário: