9.3.11

Vitor Souza Lima filma documentário sobre a tragédia do Real Class

Por Dedé Mesquita*
Fotos: Glauce Andrade

Belém não acreditou nos próprios olhos, quando no início da tarde daquele dia 29 de janeiro, um prédio de 34 andares desabou sobre si mesmo, em uma das ruas mais movimentadas do bairro de São Brás, a travessa Três de Maio. Era um dia cinzento, chuvoso, como sempre são os do início do ano, em pleno "inverno" amazônico".

Foi absurdamente inacreditável. As imagens eram terríveis e assombrosas. O prédio Real Class, da empresa Real Engenharia, havia se tornado pó e um monte de escombros e ferros retorcidos. Durante quatro dias, desde sábado, 29, até a quarta-feira seguinte, o que se viu foi tristeza, desespero e dor daqueles que perderam patrimônio, parentes e amigos.

Por ser um fato tão incomum, a reflexão sobre a tragédia pedia uma ação urgente. Era necessário contar à posteridade o que aconteceu naquele dia e nos seguintes. A ideia de um documentário surgiu quase que imediantamente.

A produtora Greenvision, em parceria com a Associação de Documentaristas e Curta-Metragistas do Brasil, seção Pará (ABCeD-PA), lançou um mini-edital para um documentário de curta-metragem, dentro do projeto Fora do Eixo, sobre o desabamento. Quinze projetos foram inscritos, e o primeiro lugar ficou com o cineasta paraense Vítor Souza Lima, que tem no currículo o premiado curta "Mãos de Outubro".

A qualidade dos trabalhos inscritos fez com que a comissão de seleção optasse por também premiar um segundo projeto, o do cineasta Marcelo Dias. Assim, a tragédia da travessa Três de Maio terá duas versões de cunho documental.

Documentário - Com o título ainda provisório de "Real", o projeto de Vítor já foi filmado e segue para a edição no Rio de Janeiro, onde o cineasta está morando. O edital prevê um prazo de dois meses para a entrega do trabalho pronto. 

Filmado nos dias 25 e 26 de fevereiro, o documentário contou com uma equipe de apenas cinco pessoas na produção. Ao todo, foram oito entrevistados, nos bairros do Guamá, Pedreira e São Brás. Para o diretor Vitor Souza Lima, a ideia inicial era filmar o que ele classifica como "quatro tipos de perdas": a perda futura (daqueles que haviam comprado um apartamento no Real Class); a perda irreparável (dos familiares das três vítimas fatais); a perda provisória (daqueles que tiveram que deixar seus lares) e a perda latente (da agonia dos que não tinham certeza se alguém havia falecido). 

Mas com as filmagens, quase tudo mudou, muitas histórias foram contadas e muita tristeza voltou a ser sentida. O material filmado é extremamente forte. São depoimentos dolorosos e as pessoas entrevistadas, realmente, deixaram a emoção fluir.

As primeiras entrevistadas, no bairro do Guamá, foram Rosália e Maísa Reis, respectivamente irmã e sobrinha do operário Manoel da Paixão, o último corpo a ser encontrado sob os escombros do Real Class.  O depoimento das duas, mãe e filha, não poderia ser de outra forma que não fosse sob forte emoção. Dona Rosa, como é mais conhecida, ainda chora bastante ao lembrar do carinho que tinha pelo irmão, que era o caçula de sete irmãos.

"Nós somos uma família humilde, pobre, mas muito unida. Não temos vergonha de mostrar que nos amamos, mas com o Manoel era especial. Tinha entre nós dois uma ligação mais forte. Ele era o meu maninho", contou ela entre lágrimas, que, muitas vezes ajudou Manoel financeiramente.

Ela perguntava sempre ao irmão porque ele trabalhava aos sábados e ele dizia "Mana, eu passei tanto tempo desempregado. Esse emprego (na construção do prédio) é o meu sustento. Não posso perdê-lo". Maísa foi quem soube antes de todos do acidente e da possibilidade da morte do tio. Foi ela também quem fez o reconhecimento do corpo no IML. "Não falo, não conto, mas nunca esquecerei o grau de mutilação do corpo do meu tio. Prefiro lembrar dele como ele sempre foi: alegre e muito otimista".

Manoel tinha 36 anos, era casado e pai de três crianças, sendo que a mais velha, Maísa, é portadora de necessidades especiais. Ele era evangélico e tocava vários instrumentos na banda musical da igreja que fica no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, onde ele também morava. Manoel fazia planos de se aprimorar na profissão de carpinterio, ofício que aprendeu com o pai, que tem a mesma ocupação.

Vitor conversa com Cesar Escócio
"Instintivamente virei para a janela, na direção do som. Foi aí que me deparei com um volume fenomenal de concreto desmoronando, caindo, caindo, numa queda que me pareceu, contraditoriamente, ao mesmo tempo, rápida e lenta". 

Dessa forma, a advogada Ana Maria Magalhães descreveu a tragédia que acompanhou da sacada de seu prédio, Londrina, que fica ao lado do Real Class. O depoimento dela para o filme é bastante calcado na realidade, mas ela diz que, sim, teve muito medo de morrer.

A família Araújo Santos teve a residência destruída pelos escombros do edifício Real Class e a matriarca, dona Raimunda, faleceu vítima dos múltiplos ferimentos quando o prédio desabou sobre a casa deles. O marido de dona Raimunda, Emídio Araújo Santos, deu um dos depoimentos mais contundentes para o documentário. Ela chora ao lembrar que a esposa vivia às turras com os operários do prédio, já que pedaços de pedra e rebôco vivem caíram todos os dias sobre a casa.

As filhas do casal, Ana Lúcia e Elizabeth, lembram do carinho que a mãe delas tinha com os netos que, coincidentemente, são quatro, do mesmo sexo e nascido na mesma ordem que os irmãos. "Ela era uma moleca. Brincava com eles e se comportava como se fosse uma criança. E tinha muito mais disposição que nós", contam, emocionadas.

O último entrevistado foi o compositor César Escócio, que morava no Blumenau, prédio ao lado do Real Class. Ele ainda está, provisoriamente com a família, em um hotel em São Brás, e diz que só volta ao seu apartamento quando tiver em mãos o laudo técnico liberando o prédio.

Escócio, em meio as lembranças ruins daquele dia, lembra, com alívio e alegria, do cão vira-lata que perambulava pela construção do Real Class. O cãozinho foi quem localizou o corpo de Manoel, o segundo operário morto. O simpático animal se mudou para o edifício Blumenau e ganhou atenção e carinho dos porteiros do prédio. Como ninguém sabe o nome dele começaram a chamá-lo de Escombro e Desastre. Nomes pelos quais ele atende, prontamente, se for chamado.

Nenhum comentário: