11.12.19

BoulevArte realiza sua 5ª edição em novo espaço

Pontuando a economia criativa em Belém, o BoulevArte está de volta, com extensa programação, agora no Espaço Náutico Marine Club,  às margens do rio Guamá, próximo a UFPA. Neste domingo, 15 de dezembro, das 8h as 20h. 

Quebrando um jejum de quase três anos, a nova edição ganhou outra morada, mas a programação cultural mantém o formato dos anos anteriores com teatro infantil, contação de histórias, shows e inclui ainda a canoagem havaiana e Yôga. Entre as atrações musicais haverá show do Trio Manari, Farofa Tropikal, DJ ProEfx, Orquestra Aerofônica e Zarabatana Jazz Band.  Participam da feira criativa, cerca de 60 expositores que souberam da iniciativa e se inscreveram.

“Fizemos chamamento e o filtro era ordem de chegada, além de análise do produto ou serviço oferecidos. Estamos fazendo uma edição praticamente na marra e é bacana perceber que muita gente desejava tê-lo de volta. Temos um patrocinador apenas, com uma cota de 10 mil reais. O aluguel dos stands de expositores pagará o restante. Estamos fazendo milagre”, diz Ney Messias, idealizador e um dos produtores executivos do evento, em entrevista ao blog.

Além da feira focando no plano mais comercial, o 5º BoulevArte prevê também ações formativas e  debates. “Teremos algumas palestras sobre temas ligados à alimentação saudável e autoconhecimento. A grana é curta, mas ano que vem tem mais”. Para 2020, estão previstas mais três edições, sendo duas delas no Espaço Náutico, onde os produtores encontraram uma ótima estrutura e depois, a ideia é voltar ao local de origem do evento. 

O BoulevArte nasceu em 2014 e desde então teve 4 edições realizadas de forma não sistemática, mas todas na Praça dos Estivadores, localizada no antigo Boulevard da República, criado no início ao processo de urbanização de Belém no auge do enriquecimento da Borracha, às margens da baia do Guajará, e hoje conhecido como Boulevard Castilho França, o que inspirou o nome da iniciativa. 

"O Espaço Náutico é formidável e tem como dono o ‘seu Carlos’ e se não fosse ele o evento não aconteceria. Ele está viabilizando tudo a partir de sua empresa de shows. Abriu as portas e pediu pra gente entrar. Sou eternamente grato a ele. A terceira edição de 2020 estamos querendo fazer na nossa casa original e já estamos atrás de parceria para isso”, avisa.

Economia criativa cresce no mundo todo

Farofa Tropikal, umas das atrações do domingo
A economia criativa tem crescido a olhos vistos em Belém, com destaque ao empreendedorismo de mulheres, LGBTI, da cultura negra e de outros segmentos que vêm despontando e chamando atenção em diversas feiras que foram realizadas ao longo do ano. 

O movimento criativo está em todo o país e mais do que isso. No início deste ano, a ONU divulgou um relatório global sobre a economia criativa no mundo.  Ao longo de 13 anos, segundo o documento, houve crescimento de mais de 7% de bens criativos, na área da exportação. "Design e artes visuais estão entre os setores de maior desempenho, com moda, design de interiores e joias representando 54% de exportações de bens criativos em economias desenvolvidas e 70% (incluindo brinquedos) em economias em desenvolvimento", ressalta a publicação.

A economia criativa se vale de capital intelectual e cultural, valor econômico à criatividade, impulsionando a indústria criativa que, por sua vez, se transforma em renda, empregos e novas receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. 

“A cada edição do BoulevArte surgem novos empreendedores criativos, que mal comportaria num só evento. Creio que seja uma maneira nova e mais humana de ver a economia. A economia criativa se dá em pequenos arranjos de produção, de uma forma mais ética, sempre levando em consideração que existe uma dimensão humana por trás do negócio. Não estamos falando só em ganhar dinheiro”, conclui Ney Messias.

Serviço
5º BoulevArte, com programação neste domingo, 15, das 8h às 20h, no Espaço Náutico Marine Club (Av. Bernardo Sayão, ao lado da UFPA). Mais informações: @BoulevArte / contato@boulevarte.com.br

Nenhum comentário: