13.12.19

Publicação destaca produção de artistas mulheres

Galvanda Galvão
A Obscena Pensadora é a nova publicação independente do selo Casulo Cultural, que será lançada na próxima quarta, dia 18, a partir das 18h, no Espaço 310. A festa de lançamento da publicação on-line será o disparo da campanha de financiamento coletivo para impressão e distribuição da edição.

A publicação reúne textos, fotografias, colagens e outras expressões de produção exclusiva de artistas paraenses: Adriane Lima, Bruna Suelen, Carol Pabiq, Pamela Alves, Flávia Danielle Câmara, Luzia Gomes, Renata Aguiar, Pamela Raiol e Josiane Martins. Contém ilustrações de Beatriz Paiva, Gabriela (Gabirú) Pereira, colagens de Victória Rapsódia e fotografia de Renata Aguiar, Ana Carla Oliveira e Aíssa Matos.

“É um espaço criado para o debate feminino, que pauta a diversidade com a intenção de promover um espaço de existências e vivências das diferenças, que possa nos aproximar mais umas das outras e outros, pois acreditamos que a diversidade humana é o que nos torna tão dinâmicas, múltiplas e coloridas”, afirma a artista Pamela Alves, que integra a produção da revista.

DJ Ananindeusa
Artistas mulheres também vão dar o tom da festa com música, a partir das 18h, com Mostra Sibila de Cinema Expandido, organizada pela artista Galvanda Galvão, na calçada do Espaço 310, abrindo a cena para a rua. As projeções são de cenas expandidas curtas, videoartes, filmes de Allyster Fagundes, Bea Morbaq, Chantal Ackerman, Galvanda Galvão, Izabela Leal, Luana Peixe, Marcela Inajá, Marise Maués e Waleria Américo.

A cantora Yvana abre a programação musical às 20h com o pocket show Delírio, com repertórios de cantoras brasileiras, e na sequência, às 21h, tem a DJ Vic Rapsódia com os beats na nossa festa influenciada pelo som das mulheres e da periferia, passando pelo rap, reggae, black music e brasilidades. 

A DJ Ananindeusa chega às 22h para mostrar toda a sua influência da música feminina e negra, regional e nacional, e às 23h Thais Badu entra em cena com rimas e mensagens que a música urbana expressa, em seu trabalho batidas eletrônicas, regionais e brasileiras.

A ideia de produzir a Obscena Pensadora surgiu a partir do grupo de estudos sobre feminismos "Manas", que durante o ano de 2017 se desenvolveu no salão da Casa de Artista, e na galeria e estúdio experimental Casulo Cultural, idealizado pela artista, fotógrafa e produtora Renata Aguiar. Para as artistas, do desejo de unir mulheres que escrevem na e para Amazônia criaram a publicação de forma totalmente colaborativa, doando tempo e trabalho para construir a publicação.

Casulo Cultural

O antigo espaço Casulo Cultural
Tudo iniciou em uma casa, localizada no histórico bairro da Campina, nos altos de um antigo casarão de esquina, se impôs por sobre as ruas do bairro, carregando consigo o projeto do fluir cultural, onde o trabalho colaborativo e a iniciativa coletiva buscam a difusão de conhecimentos artísticos e culturais, para que possam alçar outros voos. Para Renata, espaços como o Casulo surgem como alternativa à falta de incentivo à arte e cultura locais. 

“Por falta de espaços suficientes, ou suficientemente abrangentes para abarcar toda uma geração crescente de criativos, artistas e produtores culturais, que não se enquadram ou não desejam se enquadrar nas possibilidades dos espaços institucionais, patrocínios e editais de multinacionais e bancos” afirma.

De um espaço físico, a atuação dos artistas partiu para a produção editorial, mostrando a potência da arte em coletivos, iniciativas coletivas, reforçando as atividades de arte arte independente. O editorial é colaborativo para criação, produção e publicação de arte. Surgido com o fim do espaço cultural, casa de artista e galeria/estúdio experimental homônimo que existiu no bairro da campina, Belém/PA por três anos. Em 2018 publicou a revista Casulo #00 e o livro/catálogo Reinos Místicos.

Serviço
Lançamento da Revista Obscena Pensadora #1, no espaço 310 (Rua Carlos Gomes, 310), 18h às 0h com Mostra Sibila de Cinema Expandido (calçada do espaço 310), DJs Rapsódia e Ananindeusa e cantoras Yvana e Thais Badu. Contribuição consciente: até as 21h a partir de R$ 10, 00 - E após este horário, a partir de R$ 15,00.

Nenhum comentário: