7.12.19

Movimento cultural agita este domingo no Bengui

Um domingo inteiro de festa para celebrar e fomentar, através da mobilização popular e artística,  a produção cultural de artistas do bairro. Além de apresentações artísticas, também será realizada uma feira gastronômica, com bebidas artesanais e capoterapia. O “Ame o Bengui: Um pirão de cultura” é um projeto da Associação dos Moradores do Bengui (Amob) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Neste domingo, 8, das 9h às 21 horas. A ação ocorrerá no perímetro em frente a Amob, na travessa São Pedro.

Pouco se fala desse lado do Bengui, celeiro ou palco para artistas com destaque até no cenário nacional como o ainda morador do bengola Edilson Moreno, compositor de muitos jingles e tantos bregas que estão na mente e na boca do povão e o também artista, porque não? Do futebol jogador hoje consagrado jogador do Vasco da Gama / RJ e ídolo do Paysandu, Yago Picachu. E que recebia o hoje cantor Afonso Cappelo cantor finalista do The Voice Brasil de 2016 que frequentava, quando podia, a banca de batata frita dos Madruguitas e ficava rodeado de amigos e o papo rolava solto com direito a roda de violão.

Registro marca parceria da Amob com a Secult
E é justamente esse Bengui que está abrindo as portas aos novos olhares de nossa cidade, que chegou até a Secretária de Cultura, Ursula Vidal e despertou o interesse de montar essa parceria neste projeto piloto que conseguiu unir tanta gente num período tão conturbado e bi polarizado. Assim que o povo bengolano possa conhecer a arte produzida no próprio bairro e que moradores de outros bairros possam também prestigiar isso, assim como os moradores da periferia vão aos eventos do centro que o pessoal do centro possa e queira ter interesse no que a periferia diminuindo mais ainda distâncias e diferenças que independem de suas classes.

A Associação já vinha realizando há sete anos sem patrocínio algum apenas com recursos captados dentro do grupo denominado “Amigos da Boa Música”, projetos culturais que envolveram shows de tributos a Renato Russo e Raul Seixas, o Fest Rock Periferia, com bandas autorais e covers, peças teatrais que circularam em escolas públicas do bairro, resultado de oficinas realizadas para os jovens junto com a UFPA.

Evento quer ser contínuo somando novas parcerias

Neste domingo, as apresentações  musicais ficam por conta de Kleyton Silva, vocalista da banda Na Cuíra, Em forma de samba, Lima Neto, Extinção Humana, Klitores Kaos e Banda Influenza. Na dança regional terá o Paránativo e o Grupo canto do Aracuã. Tem dança clássica também com o balet do NEP, projeto com crianças desenvolvido no Núcleo de Educação Popular Raimundo Reis, Capoeira com o grupo Ubuntus. A encenação será com o Grupo de Teatro Palha, expositores M4m4 Freak, Tinta Preta, Pitoresco tatoo,  que dará como prêmio uma tatuagem no valor de 100 no bingo que será realizado em meio ao evento. É isso aí, o 3º Ame o Bengui estará recheado de opções para entreter o domingo de feriado venha e confira. Realização Amob e Secult.

Existe a intenção de tornar esse evento em periódico trimestral ou semestral, com a ambição de receber futuramente nomes como Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro, Keila Gentil, Nelsinho Rodrigues, Wandelei Andrade, Dona Onete, entre outros, se já foram ao Rock in Rio é possível dar uma palinha no 4º ou 5º Ame o Bengui. Está em andamento e fase de aprovação um trabalho voltado para o grafite com a intenção de  fazer uma gigantesca galeria a céu aberto. Patrocinadores, cooperadores, apoiadores virtuais de ideias assim, o Bengui conta com vocês, acreditem na iniciativa!

Este será o 3º, os dois primeiros foram na década de 1990 e recebeu no auge de sua carreira a banda Mosaico de Ravena, que mesmo com muita chuva se apresentou e foi um dos mais marcantes momentos para os jovens( hoje senhores) daquela época.

Nenhum comentário: