3.12.19

Cidade em F(r)estas leva arte à Praça do Carmo

Artes tecidas, itinerância nas ruas, nas praças, transparentes paredes. A próxima edição do Cidade em F(r)estas volta ao bairro da Cidade Velha, ocupando a Praça do Carmo. A programação é para toda a família e em especial, nesta edição, convida as crianças para uma sessão especial da série de animação Os Dinâmicos. Neste sábado, 07, a partir das 18h. 

O palco para o Cidade em F(r)estras é na rua. A iniciativa é de artistas de Belém que realizam juntos intervenções em diálogo com a vizinhança, propondo movimento, deslocamento, encontros. Estão integrados nessa rede os coletivos Casulo Cultural, Casa Velha, Aparelho, Holofote Virtual, sibilafilmes e Multifário, que neste próximo sábado levarão uma programação multiartes com projeções de videoartes, curtas, animação, documentários, em meio a fotovarais e apresentações de música, performances, teatro.

As cenas nas ruas já envolveram cerca de 1,5 mil pessoas, mobilizando para um movimento das cidades, seus personagens, suas ruas: trata-se de abrir espaço para uma ocupação de suas praças, becos, ruelas, caminhos. O projeto Cidade em F(r)estas vem movimentar as ruas, com cinema para mostrar as produções brasileiras e principalmente paraenses, além de fazer pessoas se conectarem com outras pessoas e outros pensamentos.

O projeto existe a partir de movimentos de pessoas de diferentes bairros, que cedem espaços em suas residências ou entidades para receber a programação. Vizinhos e público que trafega na área são envolvidos a participar. 

Audiovisual traz Direitos Humanos e Animação

Das projeções serão exibidos trabalho da Faculdade de Direito da UFPA, com o curta Direitos Humanos, e a série de animação “Os Dinâmicos”, da Central de Produção Cinema e Video na Amazonia, com direção de Luciana Medeiros e Afonso Gallindo, além de uma equipe inteiramente de profissionais da animação paraense. Será a primeira exibição pública da série, em Belém.

Trazendo 13 episódios inspirados na obra de Mestre Vieira, criador da guitarrada, e nas animações dos anos 1970 e 1980, que traziam séries animadas com heróis e bandas musicais, a série foi realizada entre 2016 e 2017, por meio do edital de financiamento Prodav 08 – 2014 - Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro. Estreou nas TVs Públicas, em outubro de 2018, e não está disponibilizada na internet.

Cada episódio inicia com ensaios da banda Vieira e Seu Conjunto num estúdio-casa que fica na copa de uma Samaumeira, em Barcarena-PA. A aventura começa quando os músicos são interrompidos por sirene e o pedido de socorro de uma criança. Aí a palavra mágica é pronunciada: “DI NA MI ZAR”!! E a guitarra milagrosa transforma Mestre Vieira e seu grupo em super-heróis.


Palco de música e experimentação

A Música fica por conta dos pocket shows que iniciam às 20h30. O músico  e ator Rámon Rivera abre os trabalhos com “Work in Progress: Corpofônico - Eletric Carmo Rebirth”, com interpretações e trabalhos autorais.  

Na sequência tem “Delírio”, da cantora Yvana que traz vozes e emoções femininas de grandes cantoras da música brasileira: Gal, Elis Regina, Maria Bethania, Jussara Marçal, Ivone Lara, Marina de la Riva, Rita Lee, entre outras divas. 

Uma noite para se render aos delírios do cantar e do universo da mulher do Brasil. “Trazer vozes femininas para o palco é iluminar ideias de sensibilidade e força: um passeio pela música que fala das dores, prazeres e devaneios de ser mulher”, diz Yvana. O show traz projeções com fotografias da artista, em meio à musicalidade de Laíla ao violão, e Kleber Benigno na percussão.

Mundo cão: exposição itinerante

Os caminhos, as cenas: a exposição itinerante Mundo Cão faz parte da programação e convida artistas e fotografxs para compartilhar na rua em fotovaral aberto para fotografias, pinturas, colagens, performance e outras formas de arte. 

“Percursos em fluxos a partir de convite de organizações parceiras e moradores, tendo a rua como travessia. As cenas são estes desenhos flagrados no click no traço para dar a ver as cenas delicadeza e violência abertas ao olhar!”, diz a artista Galvanda Galvão, integrante do coletivo.  

Ao final do ano o projeto pretende realizar uma exposição, a partir de fotos dos fotovarais sobre a temática. Expositores já confirmados para essa edição na praça são  Galvanda Galvão, Josi Mendes, Maria Paula, Nelson Carvalho, Pamela Carneiro, Roberta Mártires.

PROGRAMAÇÃO
18h – Fotovaral livre mundo cão. 
19h – Projeções de Os Dinâmicos (animação) e Direitos Humanos
20h30 – Música nos pocket shows de Ramón Rivera  - Work in Progress: Corpofônico - Eletric Carmo Rebirth e Yvana – Delírio – Cantoras brasileiras.

Serviço
Cidade em F(r)estas, arte na cidade,. Neste sábado, dia 07 de dezembro, a partir das 18h, na praça do Carmo. Entrada livre. Contribua com quanto puder. Mais informações pelo 98844.2177. Realização: Nosso Recando  e Cidade em fRestas. Parceiros: Casulo Cultural, Sibilafilmes, Holofote virtual, Aparelho , Multifário, Casa Velha, Faculdade de Direito da UFPA.

Nenhum comentário: