3.12.19

Palhaços agitam a cidade com pesquisa e mostras

Umbigolina, de Joice Aglaer (BA)
Vivências, rodas de conversa e apresentação de espetáculos. Artistas e pesquisadores da capital paraense e de Salvador (BA), São Paulo (SP) Florianópolis (SC), França e Suécia participam da quinta edição do Seminário de Palhaços de Belém, com uma programação variada, na Casa dos Palhaços e no Porto do Sal. A programação inicia nesta quinta-feira, 5, e vai até domingo, 8 de dezembro. As apresentações artísticas, no período noturno, serão gratuitas, havendo rodada de chapéu ao final.

O seminário é uma realização do Projeto de Pesquisa "O Clown Nosso de Cada Dia", da Escola de Teatro e Dança da UFPA, coordenado pelo professor doutor Marton Maués, também diretor dos Palhaços Trovadores. 

O objetivo principal é discutir sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro e fora das universidades, as frentes de trabalho para os artistas circenses, sobretudo os palhaços, intercambiar ideias, processos, práticas. E também apresentar, ao público, suas criações artísticas. 

"Este ano tivemos a sorte de contar com a parceria dos Palhaços Sem Fronteiras, de passagens pelo Estado, que estão no momento em Altamira, apresentando-se em assentamentos, mas já realizaram uma oficina na Casa dos Palhaços, e toparam se apresentar no seminário e ainda realizar uma vivência. Achamos melhor que a apresentação deles fosse em um local condizente com a filosofia de trabalho do grupo, e programamos para o Porto do Sal, onde uma das integrantes do projeto, profa Alana Lima, desenvolve atividades de arte e educação, utilizando a palhaçaria", diz.

Mariana Malato e Assucena Pereira, ex-alunas da Etdufpa
O seminário mantêm o formato original, composto de partes formativas (as vivências), informativas (as rodas) e artísticas (os espetáculos). Outra parceria importante, com a Profa Dra Joice Aglaer, da Ufba, possibilitou a realização de mais uma vivência em palhaçada, e a apresentação de seu espetáculo solo As Bodas de Umbigolina. 

"Ela também favoreceu a vinda do artista e prof. francês Guy Freixe, que foi membro do Thèâtre eu Soleil e está no Brasil, pela Bolsa CAPES Print. Ele vai nos presentear com uma aula-palestra sobre a utilização da máscara do palhaço pelo grupo, que é uma referência mundial. E temos as produções locais de alunos e ex-alunos, alguns cursando a graduação, outros fazendo pós-graduação", complementa Maués.

O Clown Nosso de Cada Diarealiza pesquisas sobre a história e linguagem do circo e do palhaço, o cômico popular e suas relações com o palhaço, além de treinamento permanente de atores-palhaços - alunos e ex-alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, e artistas da comunidade, há sete anos. 

Alessandra Nogueira, dos Palhaços Trovadores
E também busca investir no aperfeiçoamento técnico destes profissionais, aprimorando seus conhecimentos e estimulando a criação de números e a atuação em várias frentes (palcos, espaços públicos, hospitais, asilos etc), assim como o incentivo à pesquisa artística e acadêmica.  Atende alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA e artistas da comunidade. A Etdufpa é uma das poucas escolas que possui a disciplina palhaçaria em seus cursos.

A programação é totalmente de graça, havendo solicitação de contribuição voluntária em todas as atividades. Para quem deseja participar das vivências, há a necessidade de inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. Para isso, basta enviar uma solicitação de inscrição para o e-mail seminariopalhaco@gmail.com, apontando a atividade que deseja participar, podendo se inscrever em mais de uma. E o grupo Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil fazem ainda duas apresentações em Belém, na segunda-feira, dia 9/12, na Cidade de de Emaús/Bengui e na Terra Firme.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05 (quinta-feira)
9h às 12h – Vivência em Palhaçaria Hospitalar – Paula Barros (Belém/PA)
15h às 18h - Roda de Conversa: Grupos, Trupes e Cias (coordenação: Ruber Sarmento)
20h – Espetáculo: Espetáculo de um homem só, Cia de Circo Nós Outros/Yure Lee (Belém/PA)

Dia 06 (sexta-feira)
9h às 12h – Vivência em Palhaçaria, com Joice Aglae  (Salvador-BA)
15 às 18h – Roda de Conversa: Palhaçaria Feminina (coordenação: Romana Melo)
20h – Espetáculo:  Magya e Mystério, Grupo Folhas de Papel/Taís Sawaki e AJ Takashi (Belém/PA)

Dia 07 (sábado)
9h às 12h – Aula-demonstração: Abordagem da Máscara do Clowm no Théâtre de Soleil, com  Guy Freixe (França)
15h às 18h – Roda de Conversa: Circo Social (coordenação: Yure Lee)
20h – Espetáculo: As Bodas de Umbigolina, Cia Bufa de Teatro/Joice Aglae (Salvador/BA)

Dia 08 (domingo)
10h – Espetáculo: Palhaços Sem Fronteiras (Unidade Brasil) Local: Porto do Sal (Coordenação: Alana Lima)
16h – Espetáculo: Vivência com Palhaços Sem Fronteiras Brasil e Clowner Utan Gräser (Suécia)
19h – Cabaré Clown – Cenas curtas de palhaçaria com vários artistas (Coordenação: Taís Sawaki e AJ Takashi)

Serviço
A casa dos Palhaços Trovadores fica na  Tv. Piedade, 533, no bairro do Reduto. O Mercado do Porto do Sal fica na Rua São Boaventura, na Cidade Velha. Mais informações: 9882.7738 e 99275.2184.

Nenhum comentário: