17.12.19

O carimbó de São Caetano de Odivelas no Apoena

É isso mesmo. Na terra da cultura do Boi de Máscaras e dos simpáticos Cabeçudos, outra manifestação tradicional do Pará se faz presente, o Carimbó. O Grupo Suatá, de São Caetano de Odivelas, apresenta no próximo sábado, 21, o show Sotaque Odivelense, no Espaço Cultural Apoena, a partir das 22h. Ingresso R$ 10,00.

Trazendo em seu repertório, composições autorais e de grandes mestres compositores de outros municípios, o Suatá é atração certa em diversos eventos locais como Festival do Caranguejo, Festival Junino, Verãodivelas, a homenagem durante a Procissão Fluvial de São Pedro e durante a Trasladação da Imagem de São Caetano no período do Círio.

O Suatá também já fez apresentações em Cidades como Vigia de Nazaré, São Miguel do Guamá, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santarém Novo, Curuçá, Santo Antônio do Tauá. Aqui em Belém, esteve na Praça Waldemar Henrique, Tuna Luso, Clube do Remo, Pará Clube e na Assembleia Paraense.

Agora o grupo pretende expandir suas apresentações ainda mais e não só na capital. Atualmente o Suatá conta em sua formação, com 07 músicos e 04 dançarinas, que trabalham o carimbó tradicional de raiz e praiano com sotaque odivelense. Sim, porque quem pensa que carimbó tem uma sonoridade só em todo os lugares do Pará, se engana. Cada grupo possui fortes características do lugar onde surgiu. O carimbó  odivelense é único, assim como o de Santarém Novo, de Marapanim ou Algodoal.

Ação visa o fortalecimento do ritmo no município

A apresentação deste sábado em Belém, faz parte dessa  proposta de divulgação e visibilidade do Carimbó do município de São Caetano de Odivelas no cenário cultural paraense. "O espaço Apoena possui todo um apelo cultural de inserção e valorização da cultura paraense, em um ambiente aconchegante e acessível ao público desse movimento artístico", diz Rondi Palha, da coordenação do grupo.

Fundado em 23 de agosto de 1993, o Grupo de Carimbó Sauatá, foi criado com a proposta de trabalhar danças folclóricas do Estado do Pará como siriá, maçariquinho, lundun marajoara, pretinha d’angola, entre outras. No primeiro momento, que durou até 2006, o grupo se consolidou como uma das principais atrações culturais de São Caetano de Odivelas, tendo paralisado suas atividades temporariamente em 1996. Retomou suas atividades em 1998, com nova direção e nova formação musical, mas ainda com a proposta de trabalho com danças folclóricas. 

Em 2004, o grupo novamente teve suas atividades paralisadas por motivos diversos, retomando a cena apenas em 2009, com o foco totalmente no trabalho com o carimbo de sotaque odivelense, somando na discussão da campanha Carimbó Patrimônio Brasileiro. Desde então, o grupo passou a fomentar a valorização do ritmo em São Caetano de Odivelas, propondo discussões acerca da inclusão do carimbó no ensino local e na participação em eventos culturais locais e regionais. 

Ficha Técnica
Mestre Garrincha: Voz Principal
Rafael Garça: Banjo e Voz
Pedro Palha: Clarinete
Ricardo Santos: Percussão e Vocal
Leonardo Soares: Percussão e Vocal
Dado Palha: Percussão
Rondi Palha: Maracas e Vocal
Dançarinas: Sara Aquino, Bárbara Aquino, Maria Eduarda Palha e Jacimara Soares
Produção: Rondi Palha e Talita Aranha
Coordenação Geral: Rondi Palha

Serviço
Apresentação do Grupo de Carimbó Sauatá de São Caetano de Odivelas, sob o Show Sotaque Odivelense, no Espaço Cultural Apoena. Neste sábado, 21, às 22h - Av Duque de Caxias, 450 Altos - Pedreira.

Nenhum comentário: