20.11.24

Amazônia (FI)Doc com lançamento e homenagem

Belém sedia a décima edição do Amazônia (FI)Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema. 

A abertura será no dia 20, às 19h, no CCBA, com a exibição de “A Queda do Céu”, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. A programação vai até dia 27, com ações em vários espaços da cidade. 

O documentário de Eryk, filho de Glauber Rocha, é um lançamento em 2024. Estreou em maio na Quinzena dos Cineastas, no Festival de Cannes, passou por festivais brasileiros e já conquistou prêmios internacionais, como Melhor Longa-Metragem Documentário Internacional no GIFF (México), Prêmio Especial do Júri no DMZ Docs (Coreia do Sul), Prêmio Fundação INATEL no DocLisboa (Portugal) e Melhor Documentário na Vagalume Milano (Itália).

Chegou a vez de Belém ver o longa, baseado no livro do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, e aborda o ritual funerário Reahu, práticas culturais e desafios enfrentados pelos povos originários, como o garimpo ilegal. Após a sessão, haverá um bate-papo com os realizadores e a presença de Kopenawa, que será homenageado junto à professora Zélia Amador de Deus.

Com financiamento das leis Paulo Gustavo e Rouanet, o festival traz uma programação diversa, incluindo seis mostras competitivas e outras atividades como oficinas, masterclasses e mesas-redondas. 

No total, foram inscritos 820 filmes de nove países da Pan-Amazônia, abrangendo ficção, documentários, animação e videoarte. Destaque também para a Mostra de Cinema Indígena e sessões especiais que dialogam com a temática socioambiental da região.

Entre as oficinas, “Montagem Autoral com Foco na Pan-Amazônia”, com Renato Vallone, e “Desenvolvimento de Roteiro para Longa e Série Documental”, com Lúcia Tupiassú, debatem novas linguagens e caminhos para o audiovisual. Já as mesas incluem discussões sobre produção, cineclubes e a importância do audiovisual como ferramenta pedagógica. O estudo de caso sobre o longa "Flashdance TF" explora a produção em áreas urbanas periféricas e desafiadoras.

O festival, que começou focado em documentários, ampliou sua abordagem para incluir ficção em 2023, reafirmando seu papel como vitrine da produção cinematográfica da Pan-Amazônia. “O Amazônia (FI)Doc conecta narrativas, amplia vozes e fortalece a identidade cultural dos povos amazônicos”, destacou Zienhe Castro, diretora-geral do evento.

Consolidado como um dos mais importantes eventos do audiovisual da região, o festival reúne 820 produções inscritas, representando nove países da Pan-Amazônia, com destaque para filmes de ficção, documentários, animações e videoarte.

Serviço

Festival: Amazônia (FI)Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema

Data: 20 a 27 de novembro

Locais: Vários pontos de Belém

Atividades: Mostras, oficinas, masterclasses e mesas-redondas

Abertura: Filme “A Queda do Céu”

Data: 20 de novembro

Local: CCBA (Rua Manoel Barata com Campos Sales)

Horário: 19h

Capacidade: 100 lugares

Informações detalhadas da programação: https://amazoniadoc.com.br/ 

(Obs: As fotos da postagem são de still do documentário de Eryk Rocha)

Siga o Holofote Virtual no Instagram:

@holofote_virtual (agenda e mais informações)

@holofotevirtual (agenda)

Nenhum comentário: