João da Hora Foto: Marcos Barros |
Chega cedo e te prepara. A programação inicia às 18h00 com a roda de conversa com Zélia Amador, no Espaço Belle Époque, bem ao lado do Point do Açaí, no É no Boulevard da Gastronomia!
Nascida no município de Soure, localizado na Ilha do Marajó, Zélia Amador de Deus tem uma longa história, onde a educação, a arte e o movimento negro se fundem. Professora emérita da UFPA, atriz e diretora de teatro, ativista do Movimento Negro, é membro fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e NEAB Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA). Atualmente, ela é coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS).
Atrações musicais - E ao anoitecer, por volta das 20h, a programação musical inicia com a cantora Rosa Cor, seguida da apresentação do Bloco Afro Axé Dùdù, que realizarão uma homenagem ao Mês da Consciência Negra, apresentando canções que denunciam o racismo, as desigualdades sociais e exaltam a beleza e autoestima da população negra, especialmente no Pará.
Rosa Cor Foto: Sandro Barbosa |
“Nós, do Bloco Axé Dùdù, estamos muito felizes em participar da seresta e levar a nossa mensagem através da nossa música. Somos um grupo que possui um trabalho político e pedagógico, e que utiliza a cultura como um instrumento de luta contra o racismo. Vamos finalizar o mês de novembro com muito axé e celebrando o mês da consciência negra”, reforça Elsa Rodrigues, integrante do Bloco.
A partir das 21h15, a programação terá continuidade com a apresentação de Andréia Pinheiro, que apresentará um repertório eclético de compositores e interpretes negros, variando do MPB ao choro. Em seguida, às 22h, entra em cena o Grupo Galo Garnizé, um dos mais tradicionais grupos de Belém. Não acabou. A partir das 23h, sobe ao palco, para uma participação especial, o cantor João da Hora e, para encerrar a noite, a partir das 23h30, Fábio Moreno coloca todo mundo para sambar.
O projeto foi reeditado durante os governos de Edmilson Rodrigues (1997 – 2000) e (2001 – 2004) na Prefeitura de Belém. Em 2024, a Seresta do Carmo retornou com realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, via edital de patrocínio Banco da Amazônia e Governo do Brasil União e Reconstrução.
Andrea Pinheiro Foto: Walda Marques |
"Foi um pedido feito no dia da inauguração do Boulevard da Gastronomia, que uma das edições deste ano fosse realizada nesse território da cultura e da gastronomia. Assim, entregaremos uma programação especial ao público que celebrará a luta e a resistência de nossa ancestralidade”, reforça Silveira.
Serviço
3ª Seresta do Carmo. Nesta sexta, 29 de novembro, excepcionalmente, no Boulevard da Gastronomia, a partir das 18h. Evento gratuito. Os interessados em participar da roda de conversa devem se inscrever, via formulário, pelo link: https://forms.gle/5KDZsRthiMJMyELGA. São 40 vagas disponíveis e os participantes receberão certificado digital após o evento.
18h - Roda de conversa com Zélia Amador de Deus
Local: Espaço Belle Époque ( Ao lado do Point do Açaí no Boulevard da Gastronomia)
20h - Rosa Cor
20h30 - Bloco Afro Axé Dùdù
21h15 - Andréa Pinheiro
22h - Grupo Galo Garnizé
23h - João da Hora
23h30 - Fábio Moreno
(Acompanhem o Holofote Virtual pelo Instagram @holofote_virtual e @holofotevirtual)
Nenhum comentário:
Postar um comentário