20.11.24

Sabor e crise climática no As Amazonas do Cinema

Estreia do curta "Cozinhando no Calor, antes da
chuva, em outubro, no Cine Sesc.
Foto: Marcelo Rodrigues
"Cozinhando no calor antes da chuva", documentário de Auda Piani, retorna ao Cine Sesc Ver-o-Peso, nesta quinta-feira, 21, às 18h, participando da Mostra Competitiva do Festival As Amazonas do Cinema, promovido pelo  Amazônia (Fi)Doc, evento audiovisual que se espalha pela cidade até 27/11.

O documentário explora questões ligadas às tradições alimentares, crise climática e transformação cultural na Amazônia. Lançado oficialmente em 1º de outubro, o curta-metragem de 20 minutos foi recebido com entusiasmo em uma sessão emocionante, que reuniu equipe, personagens e espectadores apaixonados pela temática.

A obra destaca o protagonismo de 13 mulheres – pescadoras, cozinheiras e agricultoras – cujas histórias refletem os impactos da urbanização, mudanças climáticas e exploração ambiental sobre os saberes alimentares da região. O filme é fruto da longa trajetória de pesquisa de Auda, iniciada em 1996 com mestres ceramistas de Icoaraci e aprofundada a partir de 2012 com investigações sobre saberes culinários. 

3 progragonistas do filme, na ilha do Combu,
Auda e Patrícia Passos (produção)
Autora do livro Entre Panelas, Memórias e Sentidos (2022), a diretora viu no documentário uma nova forma de dar visibilidade às mulheres que guardam e transformam as práticas alimentares amazônicas. "Trouxe só mulheres para compor o filme porque esse saber está muito ligado ao feminino", ressalta Auda, que cresceu em uma família de cozinheiras.

Filmado entre março e julho de 2024, o curta revela um panorama sensível e realista das relações entre culinária, identidade e crise ambiental. Com locações em ilhas próximas a Belém e uma equipe técnica que inclui o fotógrafo Marcelo Rodrigues e a produtora Patrícia Passos, o projeto foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, lançado pela FUMBEL, Prefeitura de Belém, e contou com apoio de instituições como Sesc-PA, SEMEC, Fundação Escola Bosque e do MMIB.

Mais que um retrato cultural, Cozinhando no Calor, Antes da Chuva traz um debate essencial para a COP 30, desde já, mas principalmente em novembro de 2025. Para quem está em busca de alternativas e soluções climáticas, a melhor dica é ouvir a voz de quem vive nesta região e sente na pele os efeitos dos crimes cometidos contra a floresta e o meio ambiente de forma geral.  A obra articula memória e atualidade para discutir os desafios enfrentados pelas comunidades amazônicas diante da modernização e da exploração ambiental.

Festival destaca o protagonismo feminino no cinema

O Festival As Amazonas do Cinema é uma iniciativa foca na produção cinematográfica dirigida por mulheres cis e trans da região Pan-Amazônica. Em 2024, o festival chega à sua segunda edição, integrando a programação oficial do Festival Amazônia FiDOC, que ocorre até 27 de novembro em Belém do Pará.

Além das exibições, o evento oferece mostras, oficinas, bate-papos e debates, enriquecendo o cenário cultural e cinematográfico da região. Na sua primeira edição, realizada em 2020, o festival selecionou sete longas e 14 curtas documentários para as mostras competitivas, evidenciando a diversidade e a riqueza da produção feminina na Amazônia. Com a continuidade do evento, espera-se fortalecer ainda mais a representatividade das mulheres no cinema amazônico e ampliar o alcance dessas produções.

Serviço

Mostra Competitiva do Festival As Amazonas do Cinema – Exibição de Cozinhando no Calor antes da chuva. No Cinesesc Ver-o-Peso, Belém. Entrada gratuita, limitada à capacidade do lugar. Fica no Boulevard da Gastronomia, na Castilho França – Campina – Belém-Pa.

Nenhum comentário: