9.4.10

Notas do IAP e espaços aprovados pelo Cine Mais Cultura no Pará

Na segunda-feira, 12, o cineclube Alexandrino Moreira exibe “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade (Brasil, drama, 1981), no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré).

Começa às 19h, com entrada franca. Parceria: Associação Paraense de Críticos de Cinema (APCCA).

No filme, Deraldo (José Dumont) é um poeta popular do Nordeste, que chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos.

Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.

O elenco conta, ainda, com Denoy de Oliveira, Dominguinhos, Ruth Escobar, Vital Farias Barros, Freire, Renato Master, Luiz Alberto Pereira, Pedro Sertanejo e com a paraense Célia Maracajá.

CineMais - A Secult-PA divulgou no Diário Oficial da última terça-feira, 06 de abril, o resultado final do processo de seleção de projetos que concorreram ao Edital Cine Mais Cultura Pará.

A iniciativa garante a implementação e ampliação de espaços de exibição audiovisual, além de apoio a atividades em cinema e vídeo, sem fins lucrativos. As 35 propostas receberão os kits de cinema oriundos do Programa Mais Cultura, como resultado da estadualização das ações do referido programa. Para saber mais acesse o site da Secult: www.secult.pa.gov.br

Produção - As inscrições para a oficina de Realização em Produção com a produtora Márcia Macêdo, da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, encerram dia 14. Recomendo. Márcia Macêdo é uma produtora competente, idealizadora da Mostra Curta Pará Cine Brasil, hoje, mas de tantos outros projetos importantes para a cena de cinema em Belém.

Nos anos 90, tem gente que não esquece o projeto Novos do Cinema, que trouxe para cá a moçada da retomada da produção nacional.

Vimos aqui Baile Perfumado (foto), com presença dos diretores pernambucanos de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. O filme ainda era inédito em muitas outras cidades brasileiras.

Hoje, entre os projetos na área audiovisual, a Central de Produções realiza o projeto Caravana da Imagem e é também responsável pela produção dos curtas "Chama Verequete" e das animações "A Onda - Festa na Pororoca" e "O Rapto do Peixe Boi", entre outras.

A atividade será realizada de 19 a 30/04, de 9h às 13h, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré). São ofertadas 20 vagas, e os candidatos serão selecionados mediante apresentação de currículo. Inscrições gratuitas. Realização: Núcleo de Produção Digital Belém- Pará.


Nenhum comentário: