6.4.10

UFPA aprova curso de bacharelado em cinema e abre concurso para professor

Há tempos que se esperava por isso, e desta vez está confirmado. Na última quarta-feira, 31, a UFPA divulgou em seu site que a instituição formará, anualmente, 25 bacharéis em Cinema e Artes Visuais.

Na foto, gravação
da minissérie "Miguel Miguel"


Desde o ano passado que a informação circulava em Belém, mas a proposta só foi aprovada durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), na semana passada.

De acordo com a notícia do site da universidade, a Graduação em Cinema e Artes Visuais será sediada na Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Artes da UFPA (ICA), no campus do Guamá, que já oferta os cursos de Artes Visuais e Museologia.

O site informa ainda que o curso surge de uma parceria técnica com o Instituto de Artes do Pará (IAP) e da grande demanda por uma formação, em nível superior, gerada pelo crescimento da produção em cinema, animação e audiovisual no Estado.

É verdade. O volume de produção aumentou e muita gente acabou se profissionalizando em diversas das áreas técnicas do cinema. Não só através de cursos, mas principalmente fazendo filmes que tiveram roteiros aprovados em editais e concursos cinematográficos nacionais, principalmente.

A graduação chega, portanto, em boa hora e a notícia foi muito bem recebida pelos profissionais e amantes da sétima arte que há muito esperavam por esta oportunidade.


Na foto acima, set do curta "Matinta", nas matas do Utinga.

O vestibular para o curso, porém, ainda não tem data marcada. A expectativa é de que ele aconteça ainda este ano.

Concurso para professor - Enquanto não sabemos quando este vestibular vai ser realizado, segue ainda mais uma boa notícia para quem estiver pensando em fazer parte do quadro docente da UFPA.

A instituição, através do ICA, acaba de lançar o edital para seleção de Professor da Carreira do Magistério Superior para o quadro permanente da instituição.

Inicialmente, o concurso abrirá para a de Classe de Adjunto e, havendo a comprovação de que não houve candidatos inscritos ou que não confirmaram sua inscrição, um novo período será aberto para a Classe de Assistente, podendo reabrir, ainda, para a classe de Auxiliar.

Para obter melhores informações, consulte o edital.



Nenhum comentário: