19.4.10

Curta paraense ganha dois prêmios no Festival É Tudo Verdade

“Mãos de Outubro”, de Vitor Souza Lima acaba de levar os prêmios Canal Brasil e ABD - São Paulo de Melhor Curta-Metragem Brasileiro, no mais importante festival de documentários do Brasil.

Os vencedores da 15ª edição do Festival É Tudo Verdade foram anunciados na noite do sábado, 17.

“Foi mais um grande ano para a cultura do documentário no Brasil”, afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival. “A premiação distingue cineastas renomados e uma nova geração. Melhor impossível”, disse.

Realizado em 2008, o curta Mãos de Outubro foi vencedor Prêmio MIS-PA de Estímulo a Realização de Curta-Metragem e produzido pela Cabocla Produções. Ainda inédito em Belém, o curta, que agora traz na bagagem estas duas importantes premiações, cria ainda maiores expectativas de lançamento por aqui.

Finalizado em película, preto-e-branco e com 20 minutos de duração, retrata a importância das mãos que fazem a festa do Círio de Nazaré, manifestação religiosa das mais importantes que ocorre em Belém do Pará, toso os anos no mês de outubro.

O júri internacional do É Tudo Verdade foi formado por Bill Nichols, Marek Hovorka e Yoav Shamir. O júri brasileiro foi constituído por Andréa Pasquini, Carlos Eduardo Lourenço Jorge e Mariza Leão.

O É Tudo Verdade 2010 apresentou 72 documentários, dos quais 32 participaram das mostras competitivas, selecionados entre mais de 1000 títulos inscritos.

Maiores detalhes sobre os documentários premiados encontram‐se no site do festival.

Nenhum comentário: