10.4.10

Saber da Fonte: Mito e Música entre os Desana do Alto Rio Negro

Na próxima semana o IAP dá continuidade ao projeto Saber da Fonte – Diálogos sobre a Cultura Amazônica. O projeto, que estreou no último dia 07, acontece sempre às terças-feiras, 18h30, no Auditório da instituição.

No dia 13 será realizada a palestra: Mito e Música entre os Desana, do Alto Rio Negro, com Lílian Barros – Doutora em Etnomusicologia e professora da Escola de Música da UFPA. A pesquisa tem como objetivo apresentar as conexões entre a mitologia e a música do clã Desana Guahari Diputiro Porã.

De acordo com a pesuisadora, os Desana se autodenominam Asiri Masá (Gente do Sol) e somam aproximadamente 1.500 pessoas divididas em comunidades espalhadas nos rios Papuri e Tiquié, afluentes do rio Uaupés, nos igarapés Umari e Cucura, afluentes do rio Tiquié e Urucu, afluente do rio Papuri.

“Estes povos possuem rico acervo mitológico conectado aos repertórios musicais. Para os povos do Rio Negro, os elementos fundamentais para o estabelecimento das relações sociais surgiram durante o processo de transformação da humanidade, ao longo das canoas de transformação que percorreram a costa do Brasil e a Amazônia, tendo Kisibi e Deyubari Gõãmu como guias e entes promotores da transformação.

Essas canoas chegavam até as casas de transformação onde surgiam os bancos, as pessoas, os cigarros e os cantos. Tais elementos surgiram através de benzimentos, que é a fonte de transformação dos seres e das coisas.

Inclusive, nessas casas de transformação, Kisibi e Deyubari Gõãmu encontravam benzimentos para curas de doenças especiais. Todo esse processo de transformação, que envolve o surgimento dos cantos, das danças e dos instrumentos musicais, bem como dos rituais e dos enfeites utilizados, estão ligados com o fundamento do processo de humanização dos povos do Rio Negro”.

Um comentário:

michelle disse...

muito bom acompanhar a produção artistica e cultural de belem por aqui! fico feliz com tantas realizações fantasticas na nossa terra.
bateu uma saudade forte!