23.4.10

Revistas digitais para crianças e adultos desnudam obra de Hélio Oiticica

O Itau Cultural acabou de lançar duas revistas digitais. Uma delas, a Oiticica - A Pureza É um Mito que apresenta, entre outras coisas, a repercussão e o diálogo de sua obra com outras áreas de expressão.

Há depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Eduardo Rossetti, Zé Celso Martinez Corrêa, Rubens Machado, Paulo Ramos, Isobel Whitelegg e Paulo Monteiro.

A revista traz ainda galeria de imagem das obras, entrevistas em vídeo e imagens dos Penetráveis espalhados pela cidade.

A outra edição também está muito bacana. Feita para o público infantil, a Cosmogolé terá três edições eletrônicas. Neste primeiro número, as crianças conhecem uma exposição de arte na qual, para aprender, tem que tocar nas obras. Dá pra ficar por dentro da infância de Oiticica e descobrir o dia em que a cor saiu do quadro e invadiu o espaço, além de participar da próxima edição, em atividade interativa!

Acessível e, ao mesmo tempo, profunda e complexa, a obra de Oiticica é inspirada nas "quebradas", na vida que brotava nas ruas, nas favelas. A extensa produção desenvolvida pelo artista nasceu, também, de intensa e constante reflexão.

Desde o mês de março, que o Itaú Cultural vem homenageando este artista, um dos maiores artistas brasileiros. Artista consciente do próprio trabalho, Oiticica deixou um extenso legado não só pelas muitas obras referenciais, mas também por sua visão incomum sobre o papel do artista.

A exposição “Hélio Oiticica - Museu É o Mundo”fica aberta até dia 16 de maio na Sala Itaú Cultural e Espaço Educativo 2S (Av. Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP). Reúne aproximadamente 117 de suas obras.

Paralelamente também acontecem eventos paralelos, como seminário que acontecerá nos dias 28 e 29, na Paparazzi Galeria (Av. Pedroso de Morais 99 - Pinheiros - São Paulo), com entrada franca.

Quem não estiver na capital paulista neste período, ainda pode se deliciar com as revistas digitais. Acesse aqui: Oticica - A Pureza É um Mito e Cosmogolé.

Informações: Itaú Cultural


Nenhum comentário: