27.4.10

Mostra ABDeC traz ao público um panorama da produção de curtas paraenses

Entre as exibições de hoje, o inédito "Para Todas as Horas", de José Arnaud, filmado "on the road" entre setembro e outubro do ano passado em Belém, Barcarena e Mosqueiro.

O filme (foto) reflete sobre alguns temas da pós-modernidade, como o multiculturalismo e as rápidas transformações por que passamos todos os dias. No elenco, Ricardo Macedo, Hellen Pompeu e Luciano Lira.

“O fio condutor para essa analogia é a história de três amigos que saem em uma viagem de fim de semana e vivem situações que provocam flashbacks da infância de cada um, em momentos chaves de suas vidas e que revelam quem eles são hoje”, conta Arnaud.

O roteiro foi premiado em 2008 no edital do MINC para pessoas ligadas a projetos sociais e será a primeira direção de Arnaud, voltada totalmente para o cinema.

“Tenho trabalhado por cerca de oito anos, com vídeos educativos e institucionais, fazendo e aprendendo, experimentando, até chegar aqui onde arrisco muito mais na linguagem, com uma fotografia suja, edição rápida e interpretações suaves”, finaliza.



Shangrilah, de Fábio Hassegawa

Premiação - O público também é parte integrante desta mostra.

É ele que decide quais serão os curtas metragens a entrar para o DVD que circulará o Brasil em mostras que serão realizadas nas cidades onde existe ABDeC – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas. A votação acontece no final de cada sessão.

Esta é a premiação da I Mostra ABDeC-PA está acontecendo até esta sexta-feira, 30, sempre a partir das 18h30, no cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, com entrada franca.

Todos os dias são exibidos filmes que fazem parte do grande mosaico de produção cinematográfica paraense. Hoje, mais seis curtas estão na programação.

Hoje estão em cartaz produções dirigidas por antigos abdistas como Afonso Gallindo, José Arnaud e Sue Pavão, ao lado de novos cineastas como Fábio Hassegawa, além de Ivan Oliveira de Parauapebas.

PROGRAMAÇÃO

Severa Romana de Bio Souza, Rael Helyan e Sue Pavão – 16’
Sinopse: Documentário. A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 02 de Novembro do ano de 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher - nasce o mito, uma Santa Popular.

Shangrilah de Fábio Hassegawa – 5’
Sinopse: Documentário. O livre caminho pelas árvores, banho de paz eterna, ébrio de algum tempo neste lugar oculto.

Luar de Fábio Hassegawa e Wander Dias – 5’
Sinopse: Animação pixelation com fotografias de luas cheias de Belém do Pará com musicas do Dj Benjamim

Para todas as horas de José Arnaud – 15’50”
Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”

Fotoatividade de Afonso Gallindo – 12’35”
Sinopse: Duas linhas paralelas compõem este documentário. Uma, conta a história deste importante expoente da fotografia no Pará – a Associação Fotoativa.

A outra, composta de depoimentos de pessoas que viram, participaram e acompanham a maturidade da Associação e de sua importância para o Estado do Pará, e porque não, para o Brasil.

Mulheres de 20 de Ivan Oliveira – 42’
Sinopse: Documentário. Parauapebas, sudoeste do Pará. Uma cidade, 22 anos de história. Há 20 anos uma dessas histórias vem se construindo e se consagrando com uma das maiores manifestações femininas do interior brasileiro, o Encontro da Mulher de Parauapebas, evento que marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Serviço
1ª Mostra ABDeC-Pa, de 26 a 30 de abril de 2010. Cineclube Pedro Veriano – Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos. A partir das 18h30. Entrada franca. Informações: (91) 8167 5745 e http://www.abdecpara.blogspot.com


Nenhum comentário: